Publicidade

13º do INSS: pagamento a beneficiários começa nesta quarta-feira; veja calendário

Abono anual é pago a aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios previdenciários; primeira parcela corresponderá a R$ 33,68 bilhões a mais circulando na economia

Foto do author Clayton Freitas
Por Clayton Freitas
Atualização:

Beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber a primeira parcela do abono anual, mais conhecido como o 13º do INSS, a partir desta quarta-feira, 24. Neste primeiro momento, o pagamento será feito para quem recebe até um salário mínimo. Para quem ganha acima de um salário mínimo, os pagamentos terão início no dia 2 de maio.

PUBLICIDADE

A ordem de pagamento obedecerá ao dígito final do Número de Identificação Social (NIS) do segurado. Os primeiros a receber serão os beneficiários de NIS com final 1 (veja calendário e como consultar o benefício no fim do texto).

Em geral, a primeira parcela do abono anual ocorre em agosto de cada ano, mas o governo federal determinou a antecipação do pagamento. Pelos cálculos do instituto, o pagamento da primeira parcela do 13º beneficiará 33,6 milhões de pessoas e injetará R$ 33,68 bilhões na economia.

Os primeiros beneficiários a receber a primeira parcela do 13º do INSS serão os de NIS com final 1 que ganham até um salário mínimo.  Foto: JF Diorio/Estadão

A primeira parcela será correspondente a 50% do total do abono devido no mês de abril, sem o desconto do Imposto de Renda. A segunda parcela, que poderá ter o desconto do IR dependendo do valor recebido, está prevista para ser paga entre o final de maio e começo de junho. Cada parcela será paga junto ao benefício de cada mês (abril e maio).

Terão direito aposentados e pensionistas, além de pessoas que receberam, no decorrer deste ano, benefícios como auxílio por incapacidade temporária e auxílio-reclusão. Nestes últimos dois casos, o valor a ser recebido será proporcional ao tempo de recebimento do benefício. Beneficiárias do salário-maternidade também receberão o 13º proporcional, mas ele será pago junto com a última parcela. Idosos e pessoas com deficiência atendidos pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC) não têm direito ao abono.

Veja o calendário de 2024 do 13º do INSS

Como consultar o 13º do INSS

O segurado pode fazer a consulta por meio do site ou do aplicativo Meu INSS. Veja o passo a passo:

  • Acesse o site ou o app Meu INSS;
  • Faça o login com conta gov.br, com CPF e senha;
  • Procure pelo ícone “Extrato de Pagamento”;
  • Ao acessar o extrato, o valor do 13º vai aparecer como código 104;
  • É possível gerar o PDF no final da página, clicando em “Baixar PDF”.

Publicidade

Outra forma é ligar para a central 135, que funciona de segunda à sábado, das 7h às 22h. / COM INFORMAÇÕES DA AGÊNCIA BRASIL

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.