Publicidade

‘Campos Neto tem de saber que quem perde dinheiro com juro alto é o povo brasileiro’, diz Lula

Durante café da manha com jornalistas, presidente afirmou que ainda não decidiu se antecipa ou não a escolha do novo presidente do Banco Central antes do fim do ano

Foto do author Iander Porcella
Foto do author Sofia  Aguiar
Foto do author Gabriel Hirabahasi
Foto do author Caio Spechoto
Por Iander Porcella (Broadcast), Sofia Aguiar (Broadcast), Gabriel Hirabahasi (Broadcast) e Caio Spechoto (Broadcast)
Atualização:

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar nesta terça-feira, 23, o mercado financeiro e o nível da taxa básica de juros do País, a Selic, em 10,75%. O petista disse que o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, precisa saber que quem “perde dinheiro” com juro alto é o “povo brasileiro”. “Com todo respeito ao mercado, eu quero mais bem ao Brasil que ao mercado”, declarou.

PUBLICIDADE

Lula afirmou que o mercado financeiro precisa ter responsabilidade. “Esse País não pode ficar todo dia tomando susto de que o mercado não gostou disso e não gostou daquilo. O mercado está ganhando muito dinheiro com essa taxa de juros. Isso tem de ficar claro para a sociedade. E o presidente do Banco Central tem de saber que quem perde dinheiro com essa taxa de juro alta é o povo brasileiro”, disse ele, durante café da manhã com jornalistas, no Palácio do Planalto.

Lula também falou sobre a sucessão no BC. “Eu tenho de indicar mais diretores e tenho de indicar o presidente do Banco Central até o fim do ano. Eu só tenho de decidir se eu vou antecipar ou se deixo para indicar o mais próximo possível do vencimento do mandato do presidente Roberto Campos”, disse.

Lula disse que espera que Campos Neto leve em conta que o Brasil não corre nenhum risco Foto: Wilton Júnior/Estadão

“Quem já conviveu com Roberto Campos um ano e quatro meses não tem nenhum problema em viver mais seis meses. O que eu espero é que o Roberto Campos leve em conta que o Brasil não corre nenhum risco”, emendou Lula, ao ressaltar a época em que o Brasil tinha dívida com o Fundo Monetário Internacional (FMI), posteriormente paga. “Muitos poucos países têm a segurança que tem o Brasil.”

Lula afirmou que, mesmo assim, “tem toda a paciência do mundo” porque precisa esperar até dezembro para mudar a presidência do BC. “Veja como somos tranquilos”, declarou. “Eu não sou movido a mercado, sou movido a soluções para o povo brasileiro”, criticou.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.