PUBLICIDADE

Publicidade

Oferta monetária na China sobe 15,3% em abril

Segundo BC chinês, instituições financeiras concederam 739,6 bilhões de yuans em empréstimos no mês

Por Hélio Barboza e da Agência Estado
Atualização:

Dados divulgados pelo PBOC, o banco central da China, nesta quarta-feira, 11, mostraram que as instituições financeiras chinesas concederam 739,6 bilhões de yuans em empréstimos no mês de abril, acima dos 679,4 bilhões de yuans de março e ligeiramente acima da expectativa dos economistas, que era de 725 bilhões de yuans.

PUBLICIDADE

Entretanto, o crescimento da oferta monetária se desacelerou, com o M2, a medida mais ampla da oferta de dinheiro, em alta de 15,3% no fim de abril na comparação com um ano antes, abaixo do aumento de 16,6% registrado no fim de março e da expectativa dos economistas, que previam alta de 16,5%.

O investimento em ativos fixos em áreas não rurais, indicador observado de perto sobre a atividade do setor de construção, aumentou 25,4% no período janeiro-abril na comparação com um ano antes, depois da alta de 25% no período janeiro-março. Os economistas tinham previsto aumento de 24,9%.

As vendas no varejo em abril cresceram 17,1% sobre as do mesmo mês do ano passado, comparado a um crescimento de 17,4% em março. As informações são da Dow Jones.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.