PUBLICIDADE

Publicidade

Sarkozy prevê crescimento de 1,7% no PIB francês em 2011

Desempenho da economia do país sofre pressão de desaceleração significativa no quarto trimestre

Por Danielle Chaves e da Agência Estado

PARIS - O presidente da França, Nicolas Sarkozy, afirmou que a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) do país deve chegar a 1,7% em 2011, pressionada por uma desaceleração significativa no quarto trimestre. "A crise está pesando sobre o crescimento. Mesmo se o avanço chegar a 1,7% em 2011, nós tivemos uma desaceleração significativa começando no quarto trimestre do ano passado", afirmou Sarkozy em um discurso preparado para uma conferência em Paris.

PUBLICIDADE

Anteriormente o governo francês previa expansão de 1,75% no PIB em 2011. Em dezembro, o instituto nacional de estatísticas, Insee, informou que a economia cresceria 1,6% no ano passado, depois de entrar em recessão com uma contração de 0,4% nos três últimos meses do ano.

Mesmo com o crescimento levemente mais fraco do que o previsto antes, o governo francês tem algum espaço de manobra para atingir a meta de déficit de 5,7% do PIB em 2011. Na semana passada, o governo informou que o resultado pode ser ainda melhor, já que o orçamento do governo central teve desempenho melhor do que o esperado em 2011.

Sarkozy preparou o discurso para uma conferência com líderes sindicais e empresariais e afirmou que medidas urgentes precisam ser tomadas para lidar com o aumento do desemprego antes das eleições no país, que começarão em abril. "Nós vamos criar empregos apenas reencontrando o caminho para o crescimento e fortalecendo nossa competitividade", disse Sarkozy. As informações são da Dow Jones.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.