Publicidade

‘Por que devemos te contratar?‘ Como responder a essa pergunta clássica nas entrevistas de emprego

Você deve mostrar para a empresa que se preparou e sabe como suas qualidades podem ajudar o negócio

Foto do author Amanda Fuzita
Por Amanda Fuzita

Uma pergunta clássica em entrevistas de emprego é “Por que devemos te contratar?”. Você está bem preparado para responder a esse questionamento e se diferenciar em relação aos outros candidatos?

PUBLICIDADE

Para se destacar, além de apresentar as habilidades técnicas necessárias, é importante que o profissional demonstre competências comportamentais que estejam alinhadas com a cultura e os valores da empresa.

Este é o momento para o candidato destacar suas experiências, autoconfiança e habilidades, como a capacidade de escuta ativa, o interesse genuíno pela empresa e a habilidade de propor soluções de forma proativa.

Guilherme Dias, executivo cofundador da Gupy, plataforma de recursos humanos, explica que o recrutador espera ver que o candidato se preparou para aquele momento e se preocupou em estudar não só sobre a empresa e a vaga, mas sobre como seus valores e objetivos se conectam com a oportunidade.

Cada candidato é único e possui diferentes expectativas, cultura e virtudes. Por isso, não existe uma resposta ideal, mas é sempre importante garantir que ela seja genuína e sincera. O recrutador espera ouvir uma resposta que demonstre não apenas um entendimento profundo da organização, mas também uma conexão com a cultura, valores e objetivos da empresa. Essa resposta deve ir além do genérico, mostrando que a pessoa se preparou para a entrevista.

Guilherme Dias

Para Dias, ao responder à pergunta “Por que devemos te contratar?”, o candidato deve destacar como suas habilidades, experiências e objetivos de vida se alinham com o que a empresa busca.

“Isso pode incluir mencionar como a missão da empresa se conecta com seus próprios valores, como suas habilidades específicas podem contribuir para o sucesso da organização, ou como um aspecto particular do produto ou do negócio da empresa se conecta com seus objetivos pessoais ou profissionais”, comenta.

Por que devemos te contratar? É preciso se preparar para responder bem a essa pergunta numa entrevista de emprego. Foto: drazen_zigic

Dias afirma que existem 3 pontos principais analisados:

Publicidade

  • Autoconhecimento;
  • Relevância para a empresa;
  • Profundidade da resposta.

Segundo Alexandre Ullmann, diretor de Recursos Humanos do LinkedIn, é essencial que, na entrevista, o candidato demonstre não apenas competência profissional e habilidades técnicas relevantes ao cargo, mas também suas habilidades comportamentais.

“Este é o momento de o candidato demonstrar comunicação eficaz, clareza ao expressar suas ideias, escuta ativa, pensamento crítico, criatividade e entusiasmo pela área/oportunidade. A entrevista é a oportunidade ideal para isso, já que suas habilidades técnicas dificilmente serão avaliadas em uma conversa de menos de 1 hora”, indica Ullmann.

De acordo com o diretor, um profissional de destaque deve equilibrar o desenvolvimento dessas competências para se tornar um profissional “completo”, que idealmente é o que recrutadores e empresas mais buscam em seus processos seletivos.

O caminho padrão para responder ‘Por que devemos te contratar?’ é destacar suas habilidades, falando não só sobre as competências em si, mas como você as conquistou em experiências anteriores. Ao abordar suas qualificações, é ideal se mostrar aberto e entusiasmado para adquirir novos aprendizados e enfatizar habilidades pertinentes ao cargo desejado, evitando uma autopromoção excessiva - que pode causar má impressão e ter um efeito reverso. Esta é uma grande oportunidade de demonstrar para a organização como suas competências podem agregar valor para a empresa.

Alexandre Ullmann

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.