Foto do(a) blog

Blog dos colégios

Opinião|Habilidades linguísticas: quais são? Como melhorá-las?

PUBLICIDADE

Foto do author Cambridge English
Atualização:

Você sabe o que significa se dizer fluente em um idioma? Quer dizer que a pessoa é capaz de falar e compreender plenamente uma língua, sem nenhuma quebra. E a capacidade de se comunicar de maneira integral, em qualquer idioma, depende do domínio das quatro habilidades linguísticas fundamentais: ler, ouvir, falar e escrever. 

PUBLICIDADE

Em nossa língua materna, nós adquirimos essas habilidades de uma maneira natural, conforme somos socializados e crescemos dentro de uma sociedade que fala um idioma majoritariamente, vamos captando as expressões automaticamente e desenvolvemos a fala e a audição instintivamente. 

Mas, no caso da leitura e da escrita, ainda precisamos aprender ao longo da vida escolar. Claro que aprender a ler e escrever no idioma materno é relativamente mais simples do que aprender um idioma secundário, mas ainda exige esforço. 

Porém, no caso de um idioma estrangeiro, como o inglês, o desenvolvimento dessas habilidades linguísticas é adquirido mais lentamente e de uma forma um pouco menos natural. E ao longo do processo de aprendizado vamos buscando maneiras de aprimorar essas competências de acordo com nossa necessidade.

A forma como se desenvolve cada uma das habilidades e o nível de dificuldade de cada uma varia de pessoa para pessoa, dependendo da aptidão natural do indivíduo. No entanto, vale ressaltar que o domínio de todas as habilidades pode ser conquistado com a prática contínua de cada uma.

Publicidade

Pensando nisso, viemos descrever cada uma das quatro principais competências de comunicação e dar dicas de como treiná-las. 

Compreensão auditiva (listening)

A primeira habilidade se refere à capacidade de entender o que é dito em inglês. Mas, não somente observar quais palavras e frases estão sendo ditas, como também captar o significado das palavras rapidamente. A pessoa que domina essa habilidade tem a capacidade de ouvir e codificar rapidamente, como se estivesse escutando em seu idioma materno.

Como treinar a compreensão auditiva?

Para treinar essa habilidade, o ideal é treinar o ouvido para reconhecer palavras e frases em inglês. E a melhor forma de fazer isso é consumindo bastante conteúdo no idioma, algo que pode ser feito de diversas formas.

Publicidade

Ouvir músicas

PUBLICIDADE

Uma das maneiras mais óbvias de treinar a compreensão auditiva é por meio de músicas em inglês. Para praticar o inglês, você deve acompanhar a letra da música com bastante atenção e cuidado, percebendo como o cantor fala cada uma das palavras.

Vendo filmes e séries

Outra maneira muito eficaz de treinar seu ouvido é vendo filmes e séries em inglês com a legenda no mesmo idioma ou, até mesmo, sem legenda alguma. As histórias dos filmes e séries ajudam também a observar as palavras dentro de diferentes contextos e com diferentes entonações, além de observar o rosto e o movimento labial que cada palavra pede.

Expressão oral (speaking)

Publicidade

A habilidade linguística mais desejada por todos que começam a estudar um segundo idioma é justamente essa: a expressão oral, também conhecida em inglês como speaking. Trata-se da habilidade de falar em inglês e se comunicar por meio da oralidade.

A expressão oral é vista por muitos como uma das maiores provas de que um indivíduo tem domínio de um idioma, por exigir que o estudante aprenda novos fonemas e novas palavras. Aqueles que realmente dominam essa habilidade são as pessoas que pronunciam as palavras de uma forma clara e compreensível para o ouvinte. 

Como treinar a expressão oral?

Praticar a expressão oral exige confiança e coragem, pois a melhor forma de fazer isso é falando inglês em voz alta, para ter certeza de que está com a pronúncia das palavras em dia. Por isso, não pode ter medo de errar ou vergonha de se expressar.

Cantar em inglês

Publicidade

Assim como a compreensão auditiva, a expressão oral pode ser treinada por meio das músicas. Mas, desta vez indo além do ouvir e passando a cantar junto com seu artista favorito.

Filmes e séries

Novamente, ver filmes e séries podem ajudar a treinar a fala, a diferença é que será preciso ir além e pausar o conteúdo para repetir as frases em voz alta, prestando atenção para proferir as palavras da forma como o ator disse.

Livros e revistas

Além dos conteúdos midiáticos, você também pode ler revistas e livros em inglês em voz alta, sozinho, com cuidado para articular as sílabas adequadamente. Uma dica importante que vale para qualquer uma das três formas de prática é gravar a si mesmo e depois escutar o áudio para identificar quais palavras foram mais complexas de dizer.

Publicidade

Conversação com colegas

Se tiver alguém com quem possa falar em inglês para praticar sua expressão oral, melhor ainda! Aproveite a oportunidade, pois dessa forma, sua prática ficará muito mais perto das situações reais e o estudo, muito mais eficiente.

Leitura (reading)

Essa habilidade linguística é a que permite ler textos em inglês, uma das mais desejadas por pessoas que trabalham com documentos, artigos acadêmicos, entre outros materiais escritos em inglês. Ler ajuda a ampliar o acesso ao conhecimento, já que oferece essa oportunidade de compreender materiais antes mesmo deles serem traduzidos. 

Como treinar a leitura?

Publicidade

Da mesma forma como aprendemos a ler textos em português, a melhor forma de praticar a leitura é lendo textos em inglês. Porém, não basta ler uma vez ou outra, o ideal é criar uma rotina na qual o hábito da leitura esteja inserido e focar nele.

A nossa principal dica é escolher materiais de temas que despertem o seu interesse e começar por textos mais simples e ir evoluindo para os mais complexos. Por isso, é possível iniciar por textos de jornal, blog e revistas e seguir para livros, artigos acadêmicos, entre outros.

Praticar essa habilidade linguística é uma das melhores formas para conhecer palavras novas e aumentar o contato com sinônimos e expressões que irão enriquecer o seu conhecimento.

Escrita (writing)

A escrita é a habilidade linguística que permite que uma pessoa se expresse por meio da redação de textos em inglês. E é essencial para comprovar que uma pessoa tem completo domínio do idioma, pois demonstra a capacidade de construir frases e conhecimento sobre a gramática da língua inglesa.

Publicidade

Como treinar a escrita?

A habilidade de escrita pode ser praticada de diversas maneiras, por meio de pequenas redações. Cartas, bilhetes, e-mails para amigos e familiares são boas formas de começar a prática. Outra sugestão que temos é criar um diário pessoal com o que aconteceu em sua rotina. Assim como a leitura, o ideal é iniciar por pequenos textos e ir aumentando progressivamente, conforme for criando mais confiança. 

Para ser capaz de compreender e se expressar plena e completamente em um idioma, é necessário dominar cada uma dessas habilidades citadas acima: expressão oral, compreensão auditiva, escrita e leitura. E é ainda mais importante ressaltar a importância de treinar todas as habilidades com o mesmo empenho enquanto estudamos inglês. 

As Qualificações de Cambridge avaliam todas essas habilidades linguísticas para determinar se o candidato realmente domina o idioma e está no nível da qualificação escolhida para ele. Saiba mais sobre nossas qualificações em nosso site! Acesse aqui.

Opinião por Cambridge English
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.