PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Blog dos colégios

Opinião|O impacto positivo dos exames Cambridge English em todo o mundo

Foto do author Cambridge English
Atualização:

Por Graeme Harrison, Chefe de Operações de Impacto da Cambridge University Press & Assessment.

PUBLICIDADE

"Recentemente, decidimos medir o impacto da nossa qualificação B1 Preliminary for Schools, conversando com professores e alunos em cinco países. O B1 Preliminary é um exame importante em escolas de todo o mundo porque mostra que os alunos dominam o básico do inglês. Conversamos com grupos de estudantes no Brasil, Japão, Vietnã, Espanha e Itália e coletamos suas opiniões por meio de pesquisas especialmente elaboradas. Todos os alunos estavam se preparando para fazer o exame em cerca de um mês, então foi um ótimo momento para perguntar-lhes sobre suas percepções acerca do exame e sua experiência de preparação para o mesmo. Como os professores desempenham um papel tão importante no processo de aprendizagem, também pedimos a sua opinião.

Para os alunos, o nosso estudo analisou o quão envolvidos estavam na aprendizagem, o quão motivados estavam e se o seu inglês tinha melhorado desde que começaram a se preparar para obter um B1 Preliminary, enquanto que para os professores nos concentramos no impacto que o exame teve em toda a sua abordagem de ensino, juntamente com com seus pontos de vista e opiniões sobre o envolvimento e desempenho dos alunos.

Resultados encorajadores

Os resultados foram realmente encorajadores em todos os sentidos e ficou claro que a nossa Qualificação B1 foi vista como uma influência positiva na aprendizagem e no ensino pela grande maioria dos que participaram no estudo.

Publicidade

Os alunos sentiram que a preparação para o exame auxiliou a sua aprendizagem de inglês, particularmente nas áreas de fala e compreensão auditiva. Se olharmos para os números, eles falam por si, com 93% dos alunos afirmando que sentiram que melhoraram o seu inglês como resultado da preparação para o exame.

Também foi fantástico ouvir que 94% dos alunos disseram que era importante para eles terem um bom desempenho no exame e 93% dos candidatos relataram que o exame seria útil para eles no futuro. Ambas as descobertas sugerem que os alunos estão motivados para se saírem bem no exame e que compreenderam que isso os poderia ajudar a alcançar os seus objetivos de vida, como o acesso a estudos adicionais ou a um emprego.

Os professores também acharam útil!

Os professores também foram muito positivos em relação ao B1 Preliminary e relataram que a qualificação estava ajudando a melhorar a confiança dos seus alunos. Eles também sentiram que o exame auxiliou vários aspectos do ensino.

A introdução de um exame no sistema escolar pareceu ajudar os professores a pensar com mais clareza sobre os objetivos de aprendizagem e a planejar e estruturar as suas aulas. Mais uma vez, os números falam por si, com 91% dos professores afirmando que o exame os ajudou a definir objetivos e resultados de aprendizagem para os seus alunos. Além disso, impressionantes 93% dos professores afirmaram que a introdução do B1 Preliminary os ajudou a estruturar e planejar suas aulas e 93% afirmaram que o exame influenciou positivamente a escolha de atividades de aprendizagem.

Publicidade

Por que realizamos esse tipo de pesquisa?

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

Este tipo de pesquisa ajuda não só a identificar e comunicar os benefícios dos nossos exames, mas também nos ajuda a reconhecer áreas que podem ser melhoradas. Uma das coisas que descobrimos neste estudo foi que os níveis de motivação e interesse nos tópicos do exame eram relativamente baixos. Essa descoberta é algo que precisa ser mais pesquisado, mas acabará por ajudar a melhorar o exame para nossos alunos.

A grande lição para mim foi o quanto os professores valorizaram a introdução de Cambridge English na sala de aula, especialmente quando se tratava de planejar e estruturar aulas. O ensino eficaz é muito importante para melhorar os níveis de inglês em todo o mundo, por isso esta foi uma descoberta importante. Embora os professores abrangessem cinco países, havia um sentimento consistente de que Cambridge English lhes proporcionava uma estrutura e objetivos de aprendizagem claros. Isso só pode ser uma coisa boa."

Opinião por Cambridge English
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.