Foto do(a) blog

Blog dos Colégios

Opinião|Orientação profissional visa ajudar os estudantes a explorarem opções de estudos e carreiras

O aconselhamento também envolve avaliar o desempenho acadêmico dos alunos, identificando suas áreas de força e aquelas que precisam de melhoria

PUBLICIDADE

A orientação, em estudos e carreiras, é uma parte crucial do desenvolvimento escolar para estudantes do Ensino Médio. Envolve auxiliar os alunos a entenderem seus interesses, habilidades e metas futuras e desenvolver um plano educacional que melhor os preparará para ingressar no mundo do trabalho.

Eles são realizados por meio de questionários, trabalho reflexivo e estudos de caso, além da prática contínua de aconselhamento individual. Em seguida, os alunos são expostos a diversas carreiras, palestras de profissionais, visitas a empresas, feiras de carreiras, programas de estágio, entre outras atividades.

O Colégio Marista Glória inicia o direcionamento profissional desde o 9º ano do Ensino Fundamental - Anos Finais, o que colabora no encaminhamento dos alunos para disciplinas e atividades extracurriculares que se alinham com seus interesses e metas de carreira.

Para a orientadora pedagógica do Colégio Marista Glória, Vânia Cristina Pimenta, as orientações são um norteador para as escolhas profissionais, mas também para que haja um planejamento de estudos, que os prepare para suas aspirações dentro e fora do ambiente escolar. "Essa mentoria permite que os alunos obtenham uma compreensão mais profunda dos vários campos profissionais e das habilidades específicas exigidas para cada um", explica.

Publicidade

Por meio do autoconhecimento e da exploração de carreira, os alunos são auxiliados na criação de um plano educacional. Isso pode envolver a escolha de disciplinas eletivas adequadas, a busca de estágios ou oportunidades de voluntariado. As famílias também devem ser envolvidas no processo para que possam apoiar e criar um ambiente em que os estudantes possam aprender mais sobre si, como gostos, crenças, habilidades, empatia, e caráter.

"O processo de orientação não é algo único, mas um esforço contínuo ao longo do Ensino Médio. Os alunos são assistidos e aconselhados de forma consistente, adaptada às necessidades individuais, levando em consideração as mudanças de interesses, objetivos e circunstâncias pessoais ao longo do tempo de formação", afirma a orientadora pedagógica.

 

 

(Imagem: Acervo MKT Colégio Marista Glória)

Roda de Profissões

A orientação de estudos e carreiras é uma preparação para o evento "Roda de Profissões", que chega a sua segunda edição em 2024, criado e organizado pelos próprios estudantes do Ensino Médio, com apoio da orientação pedagógica e da coordenação de Internacionalização, que norteia o processo de intercâmbio e estudos acadêmicos fora do Brasil.

Publicidade

A ação envolve a presença de profissionais de universidades renomadas e de ex-alunos que já estão em cursos superiores para troca de experiências. Os temas discutidos são baseados em uma pesquisa realizada com as turmas, que busca  saber quais são os reais interesses dos estudantes.

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

Na primeira edição (em 2023) foram promovidas rodas de conversa com profissionais de diversas áreas do conhecimento, como Saúde, Comunicação, Artes, Exatas, Humanas e Entretenimento, com foco em Medicina, Direito e Engenharia, cursos apontados pelos estudantes como mais atrativos.

Uma roda universitária com ex-alunos trouxe informações sobre as mudanças, alegrias e dificuldades da chegada a um curso de graduação, além de palestras sobre intercâmbio, com instituições internacionais, promovidas pela Internacionalização do Marista Glória. A "Roda de Profissões" também promoveu um workshop de currículos, dinâmica sobre a primeira entrevista e palestra de carreira, com teste sobre habilidades e competências. Os participantes puderam visitar estandes que foram montados para que os estudantes e seus familiares tirassem dúvidas sobre os cursos superiores, as profissões e a dinâmica da vida acadêmica.

Na edição de 2024, haverá novidades, como, por exemplo, a possibilidade do agendamento de visitas monitoradas em renomadas universidades.

Opinião por Colégio Marista Glória
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.