![](https://www.estadao.com.br/resizer/v2/KXMOA6ITUNPLNA5ONMPIJZ7BSY.jpg?quality=80&auth=6089e5c0f105dd67efcd8b9f1f97c1096eff9b8b218da997477491bc57efa733&width=380 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/KXMOA6ITUNPLNA5ONMPIJZ7BSY.jpg?quality=80&auth=6089e5c0f105dd67efcd8b9f1f97c1096eff9b8b218da997477491bc57efa733&width=768 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/KXMOA6ITUNPLNA5ONMPIJZ7BSY.jpg?quality=80&auth=6089e5c0f105dd67efcd8b9f1f97c1096eff9b8b218da997477491bc57efa733&width=1200 1322w)
Os alunos da 1ª e da 2ª séries do Ensino Médio, da Unidade Granja Vianna do Colégio Rio Branco, produziram vídeos de curta duração para retratar o tema "Respeito", a partir das discussões nas aulas de inglês sobre igualdade entre gênero, empoderamento da mulher (gender equality and women's empowerment) e a força dos jovens para mudanças (Youth Power).
O projeto, conduzido pela professora Sônia Leites, teve início no primeiro semestre, com a apresentação de curtas metragens em diversas linguagens - animação, colagem de imagens, narração em off, dramatização de uma cena, entre outros. Nesse processo, também foram destacados aspectos, como trilha sonora, edição de imagens, imagens coloridas ou em preto e branco, conceito e objetivos.
Além do vídeo que retrata a necessidade da cultura de respeito às mulheres, a violênciae o feminicídio, com casos reais ocorridos recentemente no Brasil, outros trabalhos desenvolvidos pelos alunos abordam temas como o bullying, respeito e inclusão.
![](https://www.estadao.com.br/resizer/v2/RL64ZRWWRRKOHLM2YN7BVUH36Q.jpg?quality=80&auth=e8fc23c3d0cd04157ef683454147f3238fca7ecdcfd70fdb63f363ee58d1097a&width=380 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/RL64ZRWWRRKOHLM2YN7BVUH36Q.jpg?quality=80&auth=e8fc23c3d0cd04157ef683454147f3238fca7ecdcfd70fdb63f363ee58d1097a&width=768 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/RL64ZRWWRRKOHLM2YN7BVUH36Q.jpg?quality=80&auth=e8fc23c3d0cd04157ef683454147f3238fca7ecdcfd70fdb63f363ee58d1097a&width=1200 1322w)
Por meio desta atividade, foi possível trabalhar com diversas habilidades presentes em competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como a cultura digital, empatia, colaboração, comunicação e pensamento crítico. Os alunos tiveram a oportunidade de utilizar as tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica e ética, além de exercitarem o diálogo e o respeito entre si e com os direitos humanos.
![](https://www.estadao.com.br/resizer/v2/C5ADDBYHPFK4LFT4XITZOLF4X4.jpg?quality=80&auth=d6d714a9470ee866d3df3ab8b2556688d5fb6ca5b0de9684cab29b010f2a373f&width=380 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/C5ADDBYHPFK4LFT4XITZOLF4X4.jpg?quality=80&auth=d6d714a9470ee866d3df3ab8b2556688d5fb6ca5b0de9684cab29b010f2a373f&width=768 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/C5ADDBYHPFK4LFT4XITZOLF4X4.jpg?quality=80&auth=d6d714a9470ee866d3df3ab8b2556688d5fb6ca5b0de9684cab29b010f2a373f&width=1200 1322w)
Os vídeos serão apresentados em uma mostra de curtas-metragens durante o Encontro Cultural, que acontece em novembro.
Fonte: www.crb.g12.br