Saiba mais sobre o dia 29/02 e porque existe a cada 4 anos

PUBLICIDADE

Por Jaqueline Marson

Com certeza, já passou pela sua cabeça a pergunta: "Por que existe ano bissexto?" E como hoje é 29 de fevereiro, vamos aprender mais sobre essa data com ajuda do professor Luís Felipe Valle, de Geografia e Atualidades.

PUBLICIDADE

Quando começou?

Oficialmente, os anos bissextos existem desde 1582, instituídos pelo Papa Gregório, que organizou o calendário chamado de gregoriano, usado até hoje por grande parte dos países do mundo, incluindo o nosso. Mas a discussão sobre o tema é antiga: desde Roma antiga o fenômeno já era perceptível, tendo sido considerado, também, nos calendários juliano e agostiniano, mais de dois mil anos atrás.

A sucessão de dias e noites no planeta Terra decorre do movimento do planeta ao redor do próprio eixo, chamado de Rotação. Da mesma forma, a sucessão das estações do ano (verão, outono, inverno e primavera) é resultado do movimento de Translação Terrestre, ou seja, da volta elíptica que a Terra dá ao redor do Sol.

"Para percorrer esse trajeto, o tempo gasto pelo planeta é de 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 49 segundos ou, aproximadamente, 365 dias e 6 horas. Como desconsideramos essas 4 horas ao comemorar e contar no calendário a chegada de um "ano novo" (sempre à meia-noite do dia 31 de dezembro), essas horas "acumuladas", a cada quatro anos, somam 24 horas, ou seja, um dia inteiro, que acaba sendo compensado com o acréscimo do dia 29 de fevereiro no calendário a cada 4 anos, criando, assim, o ano bissexto."

Publicidade

Por que existe 29/02?

O professor explica que é importante fazer esse "ajuste" para evitar que, ao longo do tempo, essas horas, desconsideradas na Translação Terrestre na virada do ano, não se acumulem a ponto de descompassar os dias e meses do ano (que são, artificialmente, contadas por nós, seres humanos) em relação às estações do ano (que resultam do movimento da Terra ao redor do Sol e incidência dos raios solares na superfície do planeta, independente da nossa contagem). "Em outras palavras, sem o dia 29 de fevereiro a cada quatro anos, em algumas décadas ou séculos estaríamos no inverno, na contagem cronológica, com as condições climáticas do outono, por exemplo, pelo atraso relativo entre a contagem dos dias do ano e o tempo de translação", exemplificou.

A data acontece a 4 anos para compensar as horas acumuladas nos últimos anos  

Como saber se o ano é bissexto ou não?

No Brasil, os anos bissextos coincidem com as eleições municipais (para prefeitos e vereadores). Já, como referência mundial, temos a realização dos Jogos Olímpicos, já que todo ano de Olímpiada é bissexto. Além disso, outra dica é dividir o número por quatro e chegar em um número inteiro. Confira alguns exemplos:

- 1896: em Atenas, na Grécia, aconteceu a primeira Olímpiada da história e 1896/4=474 - 1952: em Helsinque, na Finlândia, foi realizada a 15ª edição dos Jogos Olímpicos e 1952/4=488 - 2016: os Jogos da XXXI Olimpíada aconteceram no Rio de Janeiro e 2016/4=504

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.