A partir disso, inovamos mais uma vez com o início de um curso bastante especial: neste segundo semestre de 2018, os estudantes passarão a ter a oportunidade de fazer aulas de LIBRAS, Língua Brasileira de Sinais, no Dual Day do Ensino Fundamental 2, com o Prof. Marcelo Bessa de Lima, surdo, presidente da Associação de Surdos de São Caetano do Sul.
![](https://www.estadao.com.br/resizer/v2/424A4RFJURNOZKFNYGCQVR5OKI.jpg?quality=80&auth=5088198b4feb3e06ebab99a4d3e64992c068c03c11e8531f0cf8d2511a01839d&width=380 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/424A4RFJURNOZKFNYGCQVR5OKI.jpg?quality=80&auth=5088198b4feb3e06ebab99a4d3e64992c068c03c11e8531f0cf8d2511a01839d&width=768 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/424A4RFJURNOZKFNYGCQVR5OKI.jpg?quality=80&auth=5088198b4feb3e06ebab99a4d3e64992c068c03c11e8531f0cf8d2511a01839d&width=1200 1322w)
A oferta do curso vai ao encontro do projeto escolar e responde também a uma demanda dos alunos. No âmbito das ações sociais realizadas anualmente pelas turmas de 7º ano, desenvolve-se um projeto em parceria com a Escola Municipal Especial de Ensino Fundamental Helen Keller, uma das maiores e mais antigas escolas para surdos de São Paulo. Os alunos realizam visitas a crianças e adolescentes surdos, conhecem sua cultura e participam de dinâmicas diversas de interação ao longo do ano.
![](https://www.estadao.com.br/resizer/v2/LPWZIJY5BBMNLCYZHGM6WQ7PBM.jpg?quality=80&auth=251834aa934b99f2f7f654381401b700c5573e9fb8f0a6f39129fc69ad69b3ae&width=380 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/LPWZIJY5BBMNLCYZHGM6WQ7PBM.jpg?quality=80&auth=251834aa934b99f2f7f654381401b700c5573e9fb8f0a6f39129fc69ad69b3ae&width=768 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/LPWZIJY5BBMNLCYZHGM6WQ7PBM.jpg?quality=80&auth=251834aa934b99f2f7f654381401b700c5573e9fb8f0a6f39129fc69ad69b3ae&width=1200 1322w)
Assim, engajados na realização desse projeto e no estudo da cultura surda, os estudantes pediram à coordenação que fosse criado o curso de Libras na ocasião de uma Mesa Redonda (encontros regulares entre alunos, coordenação e direção para discussão de pautas escolares) na Stance Dual: - Queremos ser multilíngues, afirmavam.
O pedido foi prontamente atendido pela escola, uma vez que está em plena concordância com a política escolar. Em nossa concepção, aprender uma língua é aprender uma cultura. Uma língua transporta nela uma visão de mundo e o multilinguismo favorece a democratização das reações e a promoção da cultura de paz.
![](https://www.estadao.com.br/resizer/v2/BU4VD5OBSFJNPPDVRY4KUY2DP4.jpg?quality=80&auth=7e494318a1885eba3fe0647f778c3eb6636840484eef31bbab4d0a26012ecb7a&width=380 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/BU4VD5OBSFJNPPDVRY4KUY2DP4.jpg?quality=80&auth=7e494318a1885eba3fe0647f778c3eb6636840484eef31bbab4d0a26012ecb7a&width=768 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/BU4VD5OBSFJNPPDVRY4KUY2DP4.jpg?quality=80&auth=7e494318a1885eba3fe0647f778c3eb6636840484eef31bbab4d0a26012ecb7a&width=1200 1322w)
Segundo Ban Ki Moon, diplomata coreano e ex-secretário geral da ONU, "o multilinguismo é essencial para uma comunicação harmoniosa entre os povos... favorece a tolerância, inclusão e empatia. O multilinguismo deve ser preservado e encorajado por meio de diferentes ações... num espírito de partilha e de comunicação". É dessa forma que ocorre o ensino de língua portuguesa, língua inglesa, língua espanhola e, agora, a língua brasileira de sinais na Stance Dual. Rumo à formação de alunos multilíngues!