PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Dicas de decoração para deixar sua primeira morada mais bonita e aconchegante

Opinião|A (não) tendência da CasaCor 2024

Entre narrativas e memórias, CasaCor desenrola ambientes que trazem a identidade como essência

PUBLICIDADE

Foto do author Anelisa Lopes

Tendência: substantivo feminino que remete a uma ação ou força pela qual um corpo tende a mover-se para alguma parte.

PUBLICIDADE

Tive pouco mais de duas horas no final de semana para captar a essência comum entre os 70 ambientes reunidos na principal mostra de decoração que acontece deste lado do planeta para escrever a coluna de hoje. Diferentemente das duas últimas edições de CasaCor, que me pareceu primeira e segunda temporada de uma mesma série, esta me trouxe um fôlego e uma premissa: a tendência deu lugar a outro substantivo feminino...

Identidade: conjunto de características de algo ou de alguém que permita a sua identificação.

(ANELISA É JORNALISTA E DESIGNER DE INTERIORES. PERFIL NO INSTAGRAM: @anelisalopes)

Sob o tema "De presente, o agora", a CasaCor 2024 nos brinda com um percurso de resgates, seja na sua narrativa pessoal, familiar ou racial - e quando você entra em um ambiente que se mostra um pouco mais insípido, inodoro e incolor, sente a ruptura desta conexão no caminho - no qual cada profissional explorou aquilo que nos torna único, a sua história. De xícaras de chá posicionadas para uma possível visita a bilhetinhos escritos para os avós décadas atrás, a maior parte dos profissionais envolvidos ressignificou elementos da sua vida de forma a compor os mais de 9.000 m2 de área construída em um enorme abrigo de enredos. Em vez de conhecer a origem da pedra da bancada, escutei sobre a memória espelho que estava sobre ele; em vez de citar o fornecedor de um móvel, foi indicada a oficina de restauro da cadeira que está na família há gerações.

Publicidade

Dessa vez, portanto, falar em tendência me parece fugir do tema. Claro que se percebe o (bom) uso regular de alguns materiais, como o aço inox, dos revestimentos de pequeno formato e das pinceladas de cores saturadas. Mas, fica claro que a produção (fase em que são organizados todos os elementos de decoração) se sobrepôs aos projetos e às soluções arquitetônicas - diga-se de passagem, é um desafio incorporar ideias mirabolantes na construção do Conjunto Nacional devido aos fatores técnicos limitantes do edifício.

Arte, gastronomia e paisagismo - acerca dos 70 ambientes que, em sua maioria, propuseram casa com cara de casa, a CasaCor 2024 também incluiu em seu percurso mais espaço para exposição de arte - com atenção espacial aos artesãos nordestinos -, restaurantes e bares, além de boas propostas paisagísticas assinadas.

Em tempo, reserve ao menos três horas para a sua visita. E mais algumas posteriormente para revisitar a sua própria história por meio das suas memórias que, em algum momento foram deixadas em algum armário ou gaveta, para que ela possa ser incorporada à decoração da sua casa.

Paulo Azevedo carrega o visitante para sua cabana intimista (foto: MCA Estudio/divulgação)  
Marcelo Salum e sua habilidade em contar histórias por meio da decoração (foto: MCA Estudio/divulgação)  

 

Inox na cápsula do tempo do Studio Ro+Ca (foto: MCA Estudio/divulgação)  
Lavanderia de resgates regionais de Leticia Nannetti (foto: MCA Estudio/divulgação)  
O trabalhar em casa por Rodolfo Consoli (foto: MCA Estudio/divulgação)  
Um bocadinho de cada coisa na produção de Gabriel Fernandes (foto: MCA Estudio/divulgação)  
Kesley Santiago ressignificou sua ancestralidade africana em projeto infantil (foto: MCA Estudio/divulgação)  

 

Cacau Ribeiro convida para uma visita (foto: MCA Estudio/divulgação)  
Cores saturadas pontuam descontração no ambiente de Paola Ribeiro (foto: MCA Estudio/divulgação)  
Projeto de paisagismo de Thiago Borges visto de cima (foto: MCA Estudio/divulgação)  
37a edição da CasaCor SP traz como tema "De presente, o Agora" (foto: arquivo pessoal/amebiente Bia Abreu Paisagismo)  

Casa Dexco - o grupo que reúne as marcas Deca, Portinari, Hydra, Duratex, Ceusa, Castellatto e Durafloor anunciou na véspera de abertura da CasaCor que vai inaugurar sua flagship em uma área de quase 4.000 m2 no Conjunto Nacional no primeiro trimestre de 2025. O projeto, que teve início em 2020, reunirá as marcas em um show room com exposição de portfólio, café, coworking, além de espaço para eventos, definido pela empresa como um circuito que engloba toda a jornada de compra do profissional e do cliente.

Casa Dexco, com previsão de estreia no primeiro trismestre de 2025 (imagem: divulgação)  

CasaCor 2024

Publicidade

Conjunto Nacional - Av. Paulista, 2073

21 de maio a 28 de julho de 2024

Terça a sábado das 12h às 22h

Domingos e feriados das 11h às 21h

 

NOVIDADES NO CIRCUITO

Publicidade

Ornare e arte - durante um ano, a flagship da Ornare contará com a iniciativa Art All Around. Em parceria com a especialista em arte, Marina Conde, o projeto une os projetos de mobiliário de alto padrão da marca à exposição de artistas nacionais e internacionais.

Endereço: Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1101 - Jardim Paulistano - SP

Durma bem - a mexicana Luuna Sleep inaugurou sua primeira loja física em território nacional. Além dos itens que compõem tradicionalmente sua linha, como camas, colchões e travesseiros, também passa a comercializar artigos de cama, como jogos de lençóis e pillow top.

Endereço: Av. Europa, 660 - Jardins - SP Segunda a sábado, das 10h às 19h Domingo das 10h às 18h

Opinião por Anelisa Lopes

Anelisa Lopes (@anelisalopes) é mãe, designer e jornalista. Após atuar por quase duas décadas como jornalista no segmento automotivo, decidiu estudar design de interiores para converter sua paixão por decoração em uma nova carreira. Hoje, faz consultorias e projetos para transformar espaços e vidas.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.