PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Provas de rua de A a Z

20 atletas brasileiros são convocados para o Mundial de Atletismo na Escócia

São 11 mulheres e 9 homens. Jaqueline Weber, atleta dos 800m e 1.500m, está entre as escaladas

Foto do author Silvia Herrera
Por Silvia Herrera
Atualização:

Wlamir Motta Campos vem se tornando um dos mais inovadores presidentes que a Confederação Brasileira de Atletismo já teve. Está de olho em tudo, em todo universo running, fez parceria com os organizadores de corrida de rua (ABRACEO),  e agora, para anunciar os 20 convocados para Campeonato Mundial Indoor de Atletismo, que será disputado na Arena Emirates, em Glascow (Escócia), usou o YouTube.  São 11 mulheres e 9 homens, e Jaqueline Weber, atleta dos 800m e 1.500m, está entre eles, e nos concedeu entrevista exclusiva.

 Foto: Jaque Weber

PUBLICIDADE

A chefe da delegação brasileira será a campeã Olímpica, Maurren Maggi. A competição acontecerá de 1 a 3 de março  e contará com a presença de 250 atletas. Organizada pela World Athletics, acontece há cada dois anos e é a principal em ambiente coberto do mundo. A pista de atletismo é montada dentro de uma arena e possui um circuito de 200m, diferente dos 400m das pistas externas tradicionais. As curvas são inclinadas, para auxiliar que os atletas a não sejam "jogados" para fora da pista durante as provas.

"Esta é uma competição extremamente importante e por isso faço questão de cumprimentar todos os convocados, seus familiares,  clubes, patrocinadores, federações, equipes multidisciplinar", disse Wlamir. "Chegou a hora de os atletas brilharem. Ainda mais em um ano olímpico."

A atleta do Praia Clube/Miller/Florestal/Certel/Fila, Jaqueline Weber está entre às 30 melhores do ranking mundial e foi chamada para disputar às provas de 800 metros e 1.500 metros. O treinador da atleta, Fabiano Peçanha comenta que o foco principal desta temporada são os Jogos Olímpicos de Paris. "Começar o ano disputando o mundial indoor é mais um passo muito importante nesse processo. O fato da Jaque estar participando com sequência dos maiores eventos do atletismo do mundo demonstram que ela já trilhou e esta trilhado um caminho histórico no esporte", avalia.

 Foto: arquivo pessoal

Em comum acordo, Jaqueline (foto acima) e Fabiano decidiram pela disputa apenas dos 800 metros, visando a melhor performance possível para pontuação na qualificação Olímpica. Em treinamento na altitude da Colômbia, Jaqueline destacou que a convocação foi uma grata surpresa. "Ela estava em nosso radar, mas não era o foco. Estar nesta lista seleta de 20 atletas brasileiros, nesta grandiosa competição, é a realização de mais um sonho. Começamos a temporada Olímpica com o pé direito e agora é aproveitar essa atmosfera de estar entre as melhores para colher bons resultados."

Publicidade

Jaque viajará direto da Colômbia para Escócia. Depois do Mundial, retornará para preparação na altitude de Paipa. E começará a temporada outdoor ainda em março, nos Estados Unidos. "Os treinos estão a mil; cerca de 12 a 13 sessões semanais, média se 95km rodados por semana, para correr 800 metros. Agora com a convocação, neste dias que restam, vamos especificar um pouco e trabalhar velocidade. Mas no retorno do Mundial, faremos mais duas semanas gerais aqui, para seguir para os Estados Unidos e começar a temporada outdoor", explica a atleta.

TIME BRASIL

Outro destaque é o catarinense Darlan Romani (Praia Clube/Exército/Futel-MG), atual campeão mundial indoor do arremesso do peso, título conquistado em 2022 na Stark Arena, em Belgrado, na Sérvia. "Lutei bastante para conseguir essa medalha para o Brasil", disse o atleta de 32 anos, que venceu com a marca de 22,53 m, quebrando o seu próprio recorde sul-americano em pista coberta. "Darlan é uma referência no atletismo nacional e respeitado em todo o mundo. Ele vai defender seu título mundial e certamente vai entregar o máximo nesse objetivo", comentou Wlamir.

Os convocados 

Feminino

Publicidade

Vitória Rosa (Pinheiros-SP) - 60 m

Ana Carolina Azevedo (Pinheiros-SP) - 60 m

Tiffani Marinho (Orcampi-SP) - 400 m

Tabata Carvalho (IABC-SC) - 400 m

Flávia Maria de Lima (FECAM-ASSERCAM-PR) - 800 m

Publicidade

Jaqueline Weber (Praia Clube/Exército/Futel-MG) - 800 m - 1500 m

Ketiley Batista (ASPMP-SP) - 60 m com barreiras

Caroline de Melo Tomaz (UCA-SC) - 60 m com barreiras

Eliane Martins (Pinheiros-SP) - salto em distância

Lissandra Maysa Campos (IVL-MT) - salto em distância

Publicidade

Gabriele Sousa dos Santos (Pinheiros-SP) - salto triplo

Masculino

Felipe Bardi (SESI-SP) - 60 m

Erik Cardoso (SESI-SP) - 60 m

Lucas Carvalho (Pinheiros-SP) - 400 m

Publicidade

Lucas da Conceição Villar (SESI-SP) - 400 m

Eduardo Ribeiro Moreira (Pinheiros-SP) - 800 m

Rafael Pereira (AABLU-SC) - 60 m com barreiras

Eduardo de Deus (Praia Clube/Exército/Futel-MG) - 60 m com barreiras

Almir dos Santos (Sogipa-RS) - salto triplo

Publicidade

Darlan Romani (Praia Clube/Exército/Futel-MG) - arremesso do peso

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.