Foto do(a) blog

Provas de rua de A a Z

Maratona de Manaus, a melhor para aliar a corrida ao turismo

Prova será em 14 de julho e contempla também três distâncias menores: 5km, 10km e 21km

PUBLICIDADE

Foto do author Silvia Herrera
Por Silvia Herrera

Procurando uma corrida diferente para aliar com as férias de julho? Que tal a melhor da Amazônia? A 6ª Maratona Internacional de Manaus será realizada em 14 de julho, e engloba também meia maratona, 10km e 5km, e vai receber cerca de 8 mil corredores, no total.

 Foto: To Goal Sports Venture

PUBLICIDADE

Ela passa pelos principais cartões postais da capital do Amazonas e tem largada bem cedinho, às 4 da manhã, além disso é inovadora, com muita pirotecnia, pórticos instagramáveis e grupos folclóricos pelo trajeto. E é uma das nove maratonas válidas para o Desafio da Olympikus. E mais, está nos planos que esse modelo de prova migre para outras regiões, em formato de meia maratona, a partir de 2025. Provas em prol da defesa da Floresta Amazônica.

As inscrições para a Maratona de Manaus já estão abertas, a kits entre R$ 100 e R$ 560. Ela é organizada pela To Goal Sports Venture, do empresário, professor e corredor amador James Júnior. Ele é mestre em gestão de empresas e tem MBA em Finanças estratégias empresariais. No outubro do ano passado, ele enfrentou uma prova de fogo, com tudo pronto para a maratona uma forte fumaça das queimadas invadiu Manaus e a prefeitura determinou o adiamento da corrida. Alguns corredores tinham vindos até do Japão.  A prova teve que ser remarcada para dezembro. "O céu estava todo branco e havia uma dificuldade enorme para respirar, um fedor no ar. Foi uma situação criminosa, provocada por queimadas criminosas. Naquele momento Manaus foi tomada por uma nuvem gigantesca e tivemos o pior ar do mundo, e aí, quando o prefeito solicitou que nós não realizássemos mais a maratona, foi um baque, já estávamos com todo a estrutura montada. Tudo virou um pesadelo", lembra James, que entregou o evento em 17 de dezembro, honrando todos os compromissos, e proporcionando uma experiência maravilhosa, trazendo elementos da cultura amazônica à corrida, como o pórtico da largada em forma de cabeça de onça, que mexe, os olhos brilham e sai fumaça.

Inclusive foram quebrados os recordes feminino e masculino da prova na edição passada. Franciane dos Santos Moura, 34 anos, com o tempo de 2:53:33 e José Maria Arruda de Almeida, 42 anos, com 2:29,56. A prova tem um trajeto bem técnico, com muitas subidas e descidas, fora a umidade alta.

 Foto: To Goal Sports Venture

"Nós criamos  um ritual próprio na maratona, um texto próprio, e criamos uma honraria chamada Guerreiro Marupiara (tradição Munduruku), que que é um honra indígena para o grande guerreiro,  aquele que  consegue vencer as sete corridas que são, a Toca da Onça, atravessar o lago de piranha, o lago de jacarés, as formigas Tucandeiras,  entre outros desafios. E no nosso evento, o desafio é escolher e completar um dos trajetos, mas envolvidos nessa temática", explica. E aliado a isso há a parte pirotécnica, que gera uma emoção a mais, uma motivação extra para os participantes.

Publicidade

 Foto: ToGoal

Por conta do calor amazônico, a hidratação é feitas com água e esponjas, para refrescar o corpo. "Temos também baldes com gelo, nos pontos finais da maratona" explica James. A largada e a chegada da maratona são no mesmo lugar, o Parque da Ponta Negra. Além das medalhas e troféus, inclusive para os campeões por faixa etária, desde a premira edição há premiação em dinheiro na Maratona Internacional de Manaus. E há doação de mudas de plantas nativas a todos os participantes, que podem comprar créditos de carbono para compensar sua emissão. O ideal é ir com tempo para conhecer um pouco da região, ao menos ir conhecer os botos cor de rosa ou o encontro das águas, e também para a cidade de Presidente Figueiredo que reserva cachoeiras de perder o fôlego.

Para quem gosta de trilhas, a To Goal organiza um circuito em 3 de novembro, com percursos de 100km, que adentra na floresta. Nesta, pode incluir um adicional, um pacote para aldeia indígena,  com pernoite.

Serviço

6ª Maratona Internacional de Manaus

14/07/2024

Publicidade

Largadas:

42 KM:às 3h58min para Cadeirantes e ACDs masculino e feminino; e às 4h Elite Feminina e Masculina e Pelotão para o Público Geral masculino e feminino.

21KM: às 4h08min para Cadeirantes e ACDs masculino e feminino; e às 4h10 Elite Feminina e Masculina e Pelotão para o Público Geral masculino e feminino.

10KM e 5KM: às 4h18 para Cadeirantes e ACDs masculino e feminino; e às 4h20 Elite Feminina e Masculina e Pelotão para o Público Geral masculino e feminino

Inscrições: TicketSports

Publicidade

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.