Como Arena do Corinthians marcou carreira de Neymar na seleção brasileira

Atacante tem 100% de aproveitamento em Itaquera, onde esteve pela última vez nos poucos minutos do duelo entre Brasil e Argentina, em 2021, suspenso por causa das regras sanitárias estabelecidas em razão da pandemia

PUBLICIDADE

Foto do author Bruno Accorsi

Embora tenha mais derrotas do que vitórias em seu histórico de duelos com o Corinthians, Neymar tem boas lembranças das vezes em que pisou na Neo Química Arena, onde vai enfrentar o rival da capital nesta quarta-feira, às 21h35, em seu primeiro clássico desde que voltou ao Santos. Ele nunca enfrentou os corintianos em Itaquera, já que encerrou a primeira passagem pelo time santista em 2013 e o estádio foi inaugurado em 2014. Pela seleção brasileira, contudo, brilhou muito na arena do adversário deste meio de semana.

O atacante de 33 anos disputou cinco jogos na Neo Química e tem 100% de aproveitamento. Em todas as partidas, participou de gols. Um dos jogos mais importantes que disputou no estádio corintiano foi a vitória por 2 a 0 sobre a Colômbia, nas quartas de final da Olimpíada de 2016, em jogo no qual contribuiu com um gol e uma assistência. Dois jogos depois, o Brasil se tornaria campeão olímpico no futebol pela primeira vez na história.

Gabigol e Neymar em treino da seleção na Neo Química Arena, após suspensão de partida contra a Argentina. Foto: Lucas Figueiredo/CBF

PUBLICIDADE

A Copa do Mundo também fez parte da relação entre p Menino da Vila e Itaquera. Em 2014, um mês após ser inaugurada, a arena recebeu sua primeira partida internacional: o duelo entre Brasil e Croácia, na abertura do Mundial. Com dois gols de Neymar e um de Oscar, a seleção brasileira venceu os croatas por 3 a 1.

Os outros três jogos do atacante na Neo Química foram por Eliminatórias da Copa do Mundo. Em 2017, na disputa por vaga no Mundial de 2018, perdeu um pênalti, mas fez um gol em triunfo por 3 a 0 sobre o Paraguai.

Publicidade

Durante as Eliminatórias para a Copa de 2022, fez duas partidas no estádio corintiano. Sem balançar as redes, porém autor de duas assistência, ajudou a seleção a golear a Bolívia por 5 a 0, em 2020. No ano seguinte, serviu Lucas Paquetá, que marcou o único gol da vitória por 1 a 0 sobre a Colômbia.

Houve, ainda, uma última aparição de Neymar em Itaquera, para enfrentar a Argentina, também em 2021 e pelas Eliminatórias, mas o jogo não aconteceu. Aos cinco minutos do primeiro tempo, agentes da Anvisa e da Polícia Federal entraram em campo para parar o jogo em razão da presença de quatro atletas argentinos (três deles titulares) que não cumpriram as regras sanitárias, em voga na época por causa da pandemia de covid-19, e, por isso, não poderiam jogar. A partida nunca aconteceu, porque não houve espaço no calendário e as situações das equipes já estavam definidas.

Contra o Corinthians

Nos clássicos com o Corinthians que disputou durante a primeira passagem pelo Santos, Neymar soma seis vitórias, cinco empates e oito derrotas em 19 partidas. A lista tem partidas decisivas, como a semifinal da Libertadores de 2012 e as finais do Paulistão de 2009 e 2013, todas vencidas pela equipe paulista. O atacante santista, contudo, levou a melhor na decisão do Estadual de 201.

Comentários

Os comentários são exclusivos para cadastrados.