PUBLICIDADE

Publicidade

Vinícius Júnior sofre ofensas racistas da torcida do Atlético de Madrid antes do clássico na Espanha

Torcedores são flagrados entoando cantos preconceituosos contra o brasileiro nas imediações do Estádio Civitas Metropolitano, em Madri

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Antes do clássico de Madri entre Atlético de Madrid e Real Madrid, que aconteceu neste domingo, no Estádio Civitas Metropolitano, pelo Campeonato Espanhol, um grupo de torcedores do time da casa foi filmado entoando cânticos racistas direcionados ao brasileiro Vinícius Júnior.

O registro foi feito pela Rádio Cadena Cope. Nas imagens é possível ver um grande grupo de torcedores do Atlético de Madrid entoando o canto “É um macaco, Vinicius é um macaco”. Ainda um torcedor rival foi visto com um boneco estereotipando Vinícius Júnior.

Durante a partida, principalmente após gol do brasileiro Rodrygo - comemorado com dança pelos dois -, a torcida do Atlético de Madrid voltou a entoar cantos e xingamentos contra o atleta dentro da arena. O fato se deu dias após Vinícius Júnior ter sido alvo de comentários racistas por parte de Pedro Bravo, agente de jogadores de futebol na Espanha, que em um programa televisivo afirmou que o atleta precisa “deixar de fazer macaquice”. Após a repercussão do caso, Bravo pediu desculpas ao atleta.

Vinicius Jr foi alvo de cânticos racistas da torcida do Atlético de Madrid. Foto: Rodrigo Jiménez/EFE

PUBLICIDADE

Depois das falas racistas direcionadas a Vinícius Júnior, personalidades como Pelé e Neymar saíram em defesa do atacante. O Real Madrid também se pronunciou dando apoio ao jogador brasileiro, que também veio à público repudiar o caso de forma elegante e tranquila.

“Dizem que felicidade incomoda, mas a felicidade de um preto, brasileiro e vitorioso na Europa incomoda muito mais. A minha vontade de vencer, sorriso e brilho nos olhos são muito maiores do que isso. Fui vítima de racismo e xenofobia em uma só declaração, mas nada disso começou ontem”, disse Vinícius Júnior em vídeo nas redes sociais.

Outro episódio polêmico que envolveu o brasileiro nesta semana diz respeito ao capitão do Atlético de Madrid, Koke, que avisou o atacante que não gostaria que ele comemorasse um possível gol no clássico com danças, afirmando que haveria confusão.

Dentro de campo, o Real Madrid se deu melhor e venceu por 2 a 1. Rodrygo e Valverde anotaram os tentos merengues do clássico. Mario Hermoso descontou para os donos da casa. Rodrygo foi eleito o melhor jogador da partida.

Publicidade

Veja o vídeo do episódio lamentável:

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.