A agência de segurança aérea da Indonésia pediu por melhores mecanismos de controle da fadiga dos pilotos após uma investigação revelar que dois pilotos de um voo comercial recentemente adormeceram durante o trajeto.
No dia 25 de janeiro, um piloto e um copiloto adormeceram simultaneamente por cerca de 28 minutos durante um voo da companhia aérea Batik Air que partiu de Sulawesi, no norte do país, para a capital Jacarta, segundo um relatório preliminar do Comitê Nacional de Segurança no Transporte (KNKT).
O relatório, divulgado no final de fevereiro e conhecido pela AFP nesta sexta-feira, 8, destacou que um dos pilotos não havia descansado adequadamente na noite anterior ao voo.
![](https://www.estadao.com.br/resizer/v2/WV5GY5APTRG6XOJU4TNK3X3JSQ.jpg?quality=80&auth=374e79b80ca8864788ca2e120a6f02a7ed6bd34204922fdaec52befbecc1e1bf&width=380 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/WV5GY5APTRG6XOJU4TNK3X3JSQ.jpg?quality=80&auth=374e79b80ca8864788ca2e120a6f02a7ed6bd34204922fdaec52befbecc1e1bf&width=768 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/WV5GY5APTRG6XOJU4TNK3X3JSQ.jpg?quality=80&auth=374e79b80ca8864788ca2e120a6f02a7ed6bd34204922fdaec52befbecc1e1bf&width=1200 1322w)
O incidente causou uma série de erros de navegação, mas todos os 153 passageiros e quatro comissários de bordo do Airbus A320 saíram ilesos durante a viagem de duas horas e 35 minutos.
Meia hora após a decolagem, o capitão pediu permissão para descansar ao copiloto, que assumiu os controles do aparelho, mas também acabou adormecendo, segundo o relatório.
Leia também
Vinte e oito minutos após a última transmissão gravada, o piloto acordou, percebeu que seu copiloto estava dormindo e que o avião não seguia a trajetória de voo correta, corrigindo-a depois de acordar seu colega e responder às chamadas de Jacarta.
O KNKT instou a Batik Air a criar procedimentos detalhados para garantir que os pilotos e a tripulação estejam devidamente descansados antes de seus voos./AFP.