Biden e Trump estão tecnicamente empatados no voto popular na disputa pela Casa Branca, diz pesquisa

Eleitores também avaliaram o governo atual em questões como imigração, economia e resolução de conflitos

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação

WASHINGTON - Uma pesquisa eleitoral feita no início de abril mostrou que o atual presidente dos EUA Joe Biden e o provável candidato republicano Donald Trump estão tecnicamente empatados na corrida presidencial para a Casa Branca deste ano. Na pesquisa, Biden tem 45% das intenções de voto, enquanto Trump fica com 46%. A pesquisa foi conduzida pelo jornal americano The New York Times e o Sierra College.

Os votos indicam uma tendência, mas não refletem exatamente o que pode acontecer nas eleições americanas. Isso porque o que define o próximo presidente é a soma de vitórias por colégio eleitoral e não os votos únicos de cada eleitor. A margem de erro da pesquisa é de 3.3 pontos percentuais.

PUBLICIDADE

Ainda assim, a briga acirrada vista na pesquisa deve ser a tônica da disputa eleitoral ao longo do ano. Biden tem recuperado o apoio dos eleitores democratas que votaram a seu favor em 2020, se aproximando de Trump na disputa e crescendo nas pesquisas gradualmente. Em fevereiro, a diferença percentual era de cinco pontos, com o atual presidente obtendo 43% das intenções de voto e Trump, 48%.

Um dos fatores que pode estar ajudando Biden a virar o cenário é a preferência entre as minorias, como negros e latinos. O atual presidente tem, recorrentemente, sofrido com a opinião dos americanos sobre sua idade e sobre a economia do país nos últimos três anos e o apoio desses setores pode ser decisivo para uma possível reeleição - na pesquisa, 69% dos eleitores ainda acham o presidente muito velho para o cargo. Biden tem 81 anos.

A pesquisa também mostrou o quanto os eleitores estão satisfeitos com alguns aspectos do governo, como imigração e assuntos internacionais - e como enxergam Donald Trump na mesma posição. Cerca de 64% dos eleitores desaprovam a forma como Biden tem lidado com a migração de pessoas para os EUA, em um movimento que alcançou níveis recordes em 2023, de acordo com o Times. Em relação aos conflitos externos, como a guerra na Ucrânia e em Gaza, apenas 36% aprovam as ações do atual presidente.

Na pesquisa, Biden tem 45% das intenções de voto, enquanto Trump fica com 46%  Foto: AP Photo

Enquanto Biden tenta recuperar as forças dentro e fora do Partido Democrata, Trump enfrenta um processo judicial marcado para a próxima semana. O empresário é acusado de falsificar a contabilidade de seu império empresarial, a Trump Organization, para encobrir o pagamento de US$ 130 mil (R$ 420 mil, na cotação da época) à Stormy Daniels e esconder um suposto caso antes das eleições de 2016. O ex-presidente nega.

Trump também é o primeiro ex-presidente a ser julgado por um crime na história dos EUA e, de acordo com o Times, a maior parte dos eleitores que responderam a pesquisa acreditam que o empresário cometeu crimes federais.

Publicidade

Os eleitores que participaram da pesquisa responderam a um questionário entre 7 e 11 de abril por telefone. O Times informou, ainda, que 1,059 pessoas foram entrevistadas em inglês e espanhol./NYT

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.