Suíça desenvolve sistema logístico com cápsulas autônomas que circulariam em rede subterrânea

De iniciativa privada, proposta prevê uma rede de 500km de extensão pelo país; empresa responsável estima 40% de redução no tráfego em estradas

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Por Redação
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Mercadorias que hoje são transportadas em estradas ou ferrovias da Suíça podem ganhar uma nova forma de locomoção, com a criação de um projeto de sistema logístico baseado em cápsulas subterrâneas. Essa é a proposta do projeto chamado Cargo Sous Terrain (CST), que teve primeiro aval legislativo em 2021 e que, se aprovado, deve ficar pronto em 2031.

De iniciativa privada, o sistema logístico pretende desafogar o fluxo de tráfego nas estradas suíças e reduzir as emissões de CO2, bem como a poluição sonora. O princípio do Cargo Sous Terrain é de um um sistema de transporte automático. Em túneis subterrâneos, veículos de transporte automotores e não tripulados circulariam 24 horas por dia, podendo recolher e descarregar cargas de forma automática em rampas ou elevadores previstos no projeto.

Segundo o projeto, veículos de tração elétrica com trilhos de indução circulariam em túneis de três pistas a uma velocidade constante de cerca de 30 quilômetros por hora.  Foto: Divulgação/Cargo Sous Terrain (CST)

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Os veículos, que têm rodas e tração elétrica com trilhos de indução, circulam em túneis de três pistas a uma velocidade constante de cerca de 30 km/h. As mercadorias seriam transportadas em paletes (estrados utilizado para movimentação de cargas) ou em contêineres, e haveria veículos de transporte refrigerados, possibilitando o transporte de mercadorias frescas e refrigeradas.

Se aprovada, a primeira seção da rede ligaria Härkingen a Zurique, em um trajeto de 70 quilômetros de extensão, com 11 pontos de conexão para carga e descarga nesta seção. Até 2045, segundo o site do projeto, uma rede de 500 quilômetros seria criada entre entre o Lago de Constança e o Lago de Genebra, com ramificações para Basel, Lucerna e Thun.

Quando totalmente expandida, a CST estima que poderia retirar 40% dos caminhões das estradas e 20% na primeira etapa de Härkingen-Niederbipp a Zurique. Dentro das cidades, a logística poderia reduzir o tráfego de entrega em 30%, diz a iniciativa. Isso porque o projeto prevê que grandes centros de distribuição estariam conectados diretamente ao túnel por meio de um hub, sendo necessário menos movimento de trânsito.

Os custos totais para a construção da primeira seção, incluindo software, hubs e veículos subterrâneos e aéreos (para a logística da cidade) são estimados em 3,6 bilhões de francos suíços (R$ 196 bilhões). Outros 30 bilhões de francos suíços são necessários para toda a extensão prevista. A Cargo Sous Terrain é uma iniciativa de mercado, portanto a construção da infraestrutura e a operação do túnel não dependeriam de recursos federais, segundo o projeto.

A proposta do sistema foi criada em 2010, mas o governo suíço só deu sinal verde em 2021, e o projeto ainda depende de aprovação de planejamento das regiões por onde passaria por meio de uma lei federal. Em janeiro deste ano, CST começou a trabalhar no terreno da primeira seção de Härkingen a Zurique pela primeira vez, realizando perfurações de teste e medições geofísicas, a fim de obter informações sobre o subsolo para poder especificar o planejamento

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