PUBLICIDADE

Tufão 'Fanapi' deixa 3 mortos e 45 feridos em Taiwan

Cerca de 310 mil famílias estão sem energia elétrica e os serviços de transporte aéreo e ferroviário tiveram de ser paralisados

PUBLICIDADE

Atualização:

TAIPÉ - O "Fanapi" causou três mortes e 45 feridos em sua passagem por Taiwan, enquanto avança em direção ao litoral chinês, onde as autoridades se preparam para a chegada do tufão mais destrutivo da temporada de monções.

 

Segundo o Centro Meteorológico Central (CMC) da ilha, o tufão tem ventos de 198 km/h.

 

Informações da imprensa indicam que por causa do tufão 310 mil famílias estão sem energia elétrica e os serviços de transporte aéreo e ferroviário tiveram de ser paralisados.

 

As chuvas, os ventos e as inundações continuam no sul do Taiwan, mesmo após a saída da ilha do olho do furacão "Fanapi", que avança em direção à China.

 

As inundações no sul da ilha se multiplicaram nas últimas horas e as fortes chuvas e ventos ameaçam agravá-las e provocar deslizamentos nas áreas montanhosas.

 

O Governo taiuanês mobilizou milhares de pessoas para evacuarem os residentes em áreas de risco e adotaram todas as precauções para que não se repita a tragédia de agosto de 2009 do tufão "Morakot".

 

PUBLICIDADE

"Morakot" causou mais de 700 mortos e desaparecidos. O Governo recebeu críticas pela suposta má condução dos trabalhos de resgate e salvamento.

Publicidade

 

O "Fanapi", que em um dos dialetos da Micronésia significa "pequenas ilhas do atol", mantém em alerta às províncias chinesas de Fujian, Cantão (Guangdong) e Zhejiang, onde deve chegar nesta segunda-feira, 20, segundo o Observatório Meteorológico da China.

 

As autoridades litorâneas chinesas determinaram o retorno de todas as embarcações para o porto e evacuaram 156 mil pessoas.

 

O tufão carrega ventos de 117 km/h e está previsto que traga chuvas de 200 mililitros por hora em Fujian, segundo os observatórios chineses.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.