PUBLICIDADE

Seu celular Android está lento? Uma limpeza de memória pode ajudar; veja como fazer

Remoção automática ou manual de aplicativos, arquivos e dados em cache podem melhorar a performance do seu aparelho

Foto do author Henrique Sampaio
Por Henrique Sampaio
Atualização:

É normal que, após um ano de uso ou mais, celulares possam começar a mostrar sinais de lentidão que não existiam antes, especialmente nos modelos com as configurações mais modestas. Mas isso não significa que não exista nada que você possa fazer para melhorar a situação. Soluções simples, como uma “limpeza” no armazenamento, podem tornar seu celular tão rápido quanto era antes.

Siga as dicas para os modelos de celular Android:

Remoção automática ou manual de aplicativos, arquivos e dados em cache podem melhorar a performance do seu aparelho Foto: Nilton Fukuda/Estadão

Reinicie o aparelho

Sim, pode parecer óbvio, mas reiniciar o celular de vez em quando pode permitir que ele conclua processos não finalizados, elimine arquivos temporários, entre outras vantagens. Antes de sair apagando arquivos, reinicie o seu celular e veja se só esse passo já não é suficiente para melhorar sua performance.

Faça uma limpeza usando o Files

Manter o armazenamento do seu celular cheio pode resultar em lentidão e interromper processos importantes do funcionamento. Embora você possa fazer uma limpeza manual, há formas mais fáceis e rápidas de resolver isso. Uma delas é usando o app “Files”, do Google.

  1. Localize o aplicativo Files, do Google, em seu celular ou instale ele (Play Store);
  2. Ao acessar, você verá diversas sugestões de grupos de arquivos que não estão sendo utilizados e que podem ser apagados, como “Excluir arquivos grandes”, “Excluir capturas de tela antigas” ou “Excluir arquivos transferidos por download”. Se você tiver certeza de que eles estão protegidos em nuvem ou que não precisa mais deles, siga com as sugestões de limpeza do aplicativo.

Faça uma limpeza usando o Google Fotos

Uma forma de eliminar arquivos automaticamente, sem se preocupar em perdê-los para sempre, é utilizando a ferramenta de liberação de espaço do Google Fotos.

  1. Dentro do aplicativo Google Fotos, toque em seu perfil e localize a opção Liberar espaço;
  2. O aplicativo lhe informará a quantidade de memória que você poderá recuperar apagando os arquivos do seu celular que já estão salvos na nuvem. Toque no botão para iniciar a limpeza e aguarde.

Publicidade

Delete arquivos e aplicativos desnecessários

  1. Abra o menu Configurações, deslizando para baixo até ver o ícone de engrenagem. Toque nele;
  2. No campo de busca, procure por Armazenamento;
  3. No gráfico, você poderá ver o que está ocupando mais espaço no seu celular. Toque em cada um dos itens para navegar por eles;
  4. Apague aqueles que você acha que não fará uso ou já possui um backup protegido;
  5. Verifique também, na lista de aplicativos, os apps instalados e o tamanho que eles ocupam e desinstale os que você menos utiliza.

Otimize o sistema

Existem formas automáticas de avaliar o que há de errado no dispositivo e aplicar correções. Uma delas é por meio da opção Assistência do aparelho e bateria. Siga as instruções:

  1. Abra o menu Configurações, deslizando para baixo até ver o ícone de engrenagem. Toque nele;
  2. No campo de busca, procure por Assistência do aparelho e bateria;
  3. Veja a avaliação recebida pelo sistema, a quantidade de memória e armazenamento disponíveis e toque no botão Otimizar agora;
  4. Se tudo der certo, a avaliação subirá para Ótima!. Você pode ler o relatório de assistência gerado pelo aparelho, tocando no link.

Realize uma limpeza de cache de aplicativos individuais

Os dados em cache são informações armazenados temporariamente por aplicativos que, quando acumulados, podem ocupar bastante espaço de armazenamento e piorar o desempenho de programas. De vez em quando, é recomendado limpar o cache dos apps, especialmente se eles mostram sinais de lentidão. Vale lembrar que isso pode eliminar dados de login automático, exigindo que você reinsira suas credenciais, ok? Para isso, siga os passos:

PUBLICIDADE

  1. Abra o menu Configurações, deslizando para baixo até ver o ícone de engrenagem. Toque nele;
  2. No campo de busca, procure por Aplicativos;
  3. Selecione o ícone do aplicativo que apresenta lentidão;
  4. Toque em Armazenamento;
  5. Selecione Limpar cache.

Realize uma limpeza de cache de todos os aplicativos

  1. Abra o menu Configurações, deslizando para baixo até ver o ícone de engrenagem. Toque nele;
  2. No campo de busca, procure por Assistência do aparelho e bateria;
  3. Toque em Memória;
  4. Toque no botão Limpar.
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.