PUBLICIDADE

Kabosu, cadela que virou meme e símbolo do dogecoin, morre aos 18 anos

A cachorra, cujo rosto ajudou a espalhar o popular meme “doge”, morreu na sexta-feira

PUBLICIDADE

Por Isabella Kwai (The New York Times)
Atualização:

Kabosu, a cadela Shiba Inu que virou um dos principais memes a última década e inspirou a criptomoeda dogecoin, morreu na sexta-feira, 24. Ela tinha 18 anos de idade.

PUBLICIDADE

Ela “cruzou a ponte do arco-íris” na sexta-feira, disse sua dona Atsuko Sato nas mídias sociais, acrescentando que ela morreu sem sofrimento e enquanto Sato a acariciava.

No hall da fama dos animais, a súbita ascensão de Kabosu de cadela comum a meme global só poderia ser descrita como “surpreendente”. Enviada para um abrigo de animais com um grupo de outros cães Shiba Inu depois que seu criador faliu, ela foi adotada em 2008 por Sato, uma professora de jardim de infância. Sato começou a publicar fotos de Kabosu curtindo a vida e brincando em casa em seu blog.

Morre Kabosu, cachorrinha que inspirou o meme Doge Foto: Atsuko Sato/Reprodução

Mas uma foto em particular de Kabosu, em 2010, chamou a atenção: sobrancelhas erguidas e com um olhar que poderia ser interpretado como conhecedor, travesso ou divertido. Sua cabeça redonda logo se tornou um dos rostos mais reconhecíveis do meme “Doge”.

Os seguidores online originalmente modificaram as imagens de seu rosto com texto sem quadrinhos e frases gramaticalmente incorretas de duas palavras que se tornaram seu próprio idioma: Uma maneira de comunicar uma reação a praticamente qualquer situação (Muito acordado! Muito assustado! Uau!).

A imagem de Kabosu, juntamente com a de outros cães da raça Shiba Inu, foi cortada e remixada para piadas que variavam do relacionável ao absurdo e, com o tempo, gerou seus próprios memes. O rosto de Nicolas Cage foi colocado em seu corpo. O corpo dela foi photoshopado em um pedaço de pão. Até mesmo os legisladores se interessaram e usaram o Doge para comunicar seu descontentamento.

Logo, ela acabou na esfera das criptomoedas, depois de ter sido adotada como o logotipo da dogecoin, uma criptomoeda lançada como uma piada em 2013. A moeda meme fez com que alguns investidores ficassem milionários da noite para o dia, depois de ter tido um aumento estratosférico em 2021, antes de desaparecer.

Publicidade

Kabosu was a rescue puppy who accompanied her owner to work at a kindergarten Foto: Philip Fong/AFP

Consciente ou não de sua popularidade, Kabosu não parecia se importar com a atenção. Seu temperamento era excepcionalmente tranquilo para um Shiba Inu, de acordo com Sato.

“Ela é muito gentil e calma; adora ser fotografada”, disse ela em uma entrevista ao The Verge em 2013. Um voluntário, impressionado com a forma como seu rosto era redondo, deu-lhe o nome de Kabosu, uma fruta cítrica japonesa. “Achei que o nome era perfeito, então o mantive”, disse ela.

Nos últimos anos, a Shiba Inu sofreu com problemas de saúde, e Sato disse em 2022 que ela havia sido diagnosticada com leucemia linfoma crônica, um tipo de câncer, e colangiohepatite aguda, uma doença que inflama o fígado e a área ao redor.

Sua vida era uma fonte de interesse para mais de 500 mil seguidores online, e ela vivia com três outros gatos. Seu aniversário, 2 de novembro, era motivo de comemoração para muitos, conhecido como “Dia do Doge”.

“Ela não foi amada quando era pequena, então quero lhe dar muito amor como membro da minha família”, disse Sato ao The Verge em 2013. Uma festa de despedida será realizada para Kabosu no domingo em Narita (Japão).

“Tenho certeza de que Kabosu era o cachorro mais feliz do mundo”, escreveu ela na sexta-feira.

Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.

Publicidade

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.