No sigilo: aprenda a ocultar ‘nudes’ do celular para não ser pego no pulo

Truques para Android e iPhone permitem encontrar e proteger imagens, vídeos e outros documentos comprometedores

PUBLICIDADE

Foto do author Henrique Sampaio
Por Henrique Sampaio
Atualização:

Quase todo mundo faz mas poucos admitem. Com as facilidades de comunicação promovidas por aplicativos como Tinder e Grindr, o envio e recebimento de nudes pode ser só mais uma prática corriqueira no nosso dia-a-dia com smartphones. Por mais que você possa não se incomodar com imagens de corpos e genitais alheios misturados a de parentes, amigos e animais de estimação no álbum de seu celular, ninguém quer ser pego no pulo ao mostrar fotos de alguma ocasião especial para amigos e familiares.

Com as dicas abaixo, você aprende a esconder imagens e vídeos comprometedores para que ninguém veja uma miniatura sequer marcando bobeira em seu celular.

Smartphones podem ajudar a esconder fotos mais comprometedoras  Foto: Tiago Queiroz/Estadão

Encontrando seus nudes

A primeira coisa a fazer é encontrar e reunir as fotos comprometedoras. Se seus nudes estiverem largados na biblioteca do celular e você estiver com dificuldade para encontrá-los, existem alguns truques que funcionam como um filtro. Quando você quer encontrar fotos específicas de uma viagem, pessoa, situação ou objeto, basta você digitar no campo “Pesquisar” para que o app (Google Fotos ou Fotos, do iOS) liste apenas as fotos e vídeos relacionados à palavra digitada. Infelizmente, por alguma razão, o app não costuma responder às palavras “nudez” ou “nudes”. Contudo, palavras como “pé”, “peito”, “barriga” e “sutiã” fazem os apps listarem quase todos seus nudes, facilitando sua identificação.

Ocultando nudes com a pasta trancada do Google Fotos

PUBLICIDADE

Se você faz uso do app gratuito Google Fotos, seja no Android ou no iOS, pode criar uma pasta trancada para guardar as fotos de nudez. Os vídeos e fotos que são incluídos nesta pasta ficam ocultos e não aparecem enquanto você navega pelo Google Fotos ou outros apps. Para acessá-la, é preciso usar senha ou impressão digital.

Com o aplicativo aberto:

  • Acesse Biblioteca;
  • Selecione Gerenciamento;
  • Role até a Pasta trancada, no final da tela;
  • Selecione Configurar para aplicar uma senha, leitura de impressão digital ou íris;
  • Toque em Mover itens e selecione as fotos que serão enviadas da sua biblioteca para a pasta trancada do Google Fotos;
  • Concluído o processo, basta seguir o mesmo caminho para acessar a a pasta trancada.

Anteriormente, se o aplicativo do Google Fotos fosse deletado, as fotos também seriam automaticamente apagadas. Agora, após atualizações, a pasta trancada também é enviada para a nuvem do Google Fotos, podendo ser acessada de outros dispositivos após a introdução de sua senha do Google.

Publicidade

Ocultando nudes com a Pasta Segura da Samsung

Usuários de celulares Galaxy também possuem um método para armazenar de forma secreta não apenas fotos e vídeos mas também aplicativos e documentos, o que pode ser útil para proteger apps de bancos. Para isso, siga os passos:

  • Da tela principal do seu celular, deslize o dedo para baixo, como se fosse verificar as notificações e toque no ícone de engrenagem, para acessar o menu de Configurações.
  • Na lista, procure pela opção Segurança e Privacidade;
  • Desça até encontrar a opção Pasta Segura;
  • Avance pelas instruções e aguarde a criação da pasta, o que pode levar alguns minutos;
  • Retorne ao menu de aplicativos e procure por Pasta Segura (é assim que você irá acessá-la);
  • Faça a confirmação de identidade, configurando as senhas, ativando a biometria etc.;
  • Sua pasta está pronta. Com a pasta aberta, encontre as opções Adicionar aplicativos (representado por um “+”) ou Adicionar arquivos (que pode estar dentro do ícone “Três pontos”);
  • Toque em Adicionar arquivos e, em seguida, imagens ou vídeos. Selecione os arquivos;
  • Feito o envio, eles estarão na pasta Meus arquivos dentro de sua pasta segura.

Ocultando nudes no iPhone

Se você possui o iOS 14 em diante, poderá usar uma função nativa do sistema operacional para esconder seus nudes. Siga as instruções:

  • Acesse o aplicativo Fotos, clique na foto que seja ocultar e, sem seguida, no ícone de opções;
  • Na lista de opções, toque em Ocultar e confirme a ação. Tome cuidado para não tocar em outras opções ou você pode acabar compartilhando seus nudes sem querer;
  • As fotos selecionadas irão desaparecer do rolo da câmera e serão enviadas para uma nova pasta dentro do app. Para encontrá-la, acesse a aba Álbuns e, em Mais Itens, no final da página, encontre a opção Ocultos ou Escondidos;

Ocultando nudes com uma calculadora disfarçada

PUBLICIDADE

Usuários de Android ou iOS têm à disposição uma série de apps que aparentam ser uma simples calculadora mas na verdade podem esconder fotos, vídeos, documentos, senhas, notas, contatos e listas, como o Calculator#, da NewSoftwares. Aos usuários do iOS, é uma opção segura, pois, ao contrário da função nativa do iOS, os apps podem exigir Face ID, Touch ID ou desenho de padrão na tela para acessar os arquivos ocultos. A desvantagem é que a grande maioria dos apps do gênero são pagos e mostram propagandas em sua versão gratuita.

No iOS, após baixar e instalar o aplicativo, siga as opções abaixo para ocultar seus arquivos:

  • Assim que acessar pela primeira vez, o app solicitará a criação de um PIN, usando o botão de “%” como confirmação. Caso você queria registrar um e-mail para recuperação de senha, é só adicioná-lo na janela que aparece a seguir e tocar em Save;
  • Em seguida, toque em Photos e criar um novo álbum. Feito isso, selecione as fotos para adicioná-las no seu álbum tocando em Import e pronto;
  • Para alterar a confirmação de identidade basta tocar no ícone de Três pontos no canto superior direito e, em seguida, em Security Locks. Ali você pode alternar entre diferentes métodos de senha.

Publicidade

Lembre-se que, se o app for apagado, as imagens dentro dele também serão deletadas.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.