Notion: geração Z coloca agenda física no museu e usa app que bomba no TikTok; veja como usar

Com crescente popularidade nas redes sociais, a plataforma está substituindo os tradicionais cadernos de anotação entre os jovens

PUBLICIDADE

Foto do author Alice Labate
Por Alice Labate
Atualização:

Nos últimos meses, o aplicativo Notion se tornou sensação nas redes sociais, especialmente no TikTok, onde ganhou enorme popularidade. Com a hashtag que acumula mais de 81 mil vídeos no app chinês, o Notion tem atraído a atenção de muitos jovens da geração Z (nascidos entre 1995 e 2010), que estão abandonando suas agendas físicas e planners tradicionais pelo novo serviço.

O Notion é uma plataforma de produtividade e organização que combina várias ferramentas em um único aplicativo. O sucesso entre a geração Z pode ser atribuído justamente pela sua capacidade de se adaptar às necessidades de cada usuário.

Conheça o app Notion, que está sendo usado pela Geração Z para substituir agendas e planners físicos Foto: Tada Images - stock.adobe.com

PUBLICIDADE

Com uma interface intuitiva e recursos flexíveis, ele não está apenas rapidamente se tornando a escolha preferida para aqueles que buscam uma maneira mais organizada, mas também virou quase uma trend de rede social - o que acaba atiçando a curiosidade dos mais jovens,

Além do TikTok, o Notion é famoso no Pinterest e no YouTube, onde há muitos usuários que compartilham dicas, truques e exemplos de como usar a plataforma. Além disso, nessas redes sociais há também jovens que publicam seus modelos do Notion e permitem que outros usuários usem seus links para ter a mesma versão.

O que é o Notion e como me cadastrar?

Lançado em 2016 para computador, e, posteriormente, em 2018, para dispositivos móveis (Android e Apple), o Notion permite aos usuários criarem desde listas de tarefas a bancos de dados. Além disso, também é possível compartilhar as criações com outros usuários e permitir que eles alterem o modelo, o que estimula o trabalho entre amigos.

O Notion pode ser acessado tanto em computadores quanto pelo celular, garantindo que os usuários possam trabalhar em seus projetos de qualquer lugar. Para se cadastrar em um computador, basta entrar no site oficial e ir em Use o Notion gratuitamente. Depois é só escolher criar uma conta com uma conta Google, Apple ou com alguma rede social.

O processo de cadastro no smartphone também é bem simples. Ao baixar o app na sua loja de aplicativos, é só entrar e clicar na opção que deseja: criar uma conta com o Google, Apple ou com um e-mail diferente.

Publicidade

O que dá pra criar no Notion?

O Notion, na aba Modelos, oferece diversas opções de templates para o usuário criar, divididos em categorias: Trabalho, Estudos, Pessoas, Projetos e Documentos.

Dentro do menu Trabalho, o usuário visualiza modelos de criação relacionados a produto, marketing e vendas, recrutamento e rh, além de engenharia, design, ti e organização pessoal, com templates variando entre calendário editorial, resumo de campanha, especificação de produto, visão e estratégia, base de dados, monitor de contratações, rastreador de candidatos, entre outros.

No menu Estudos, o usuário visualiza modelos de criação relacionados a cursos, organização para estudantes, desenvolvimento profissional, planejamento de aulas e pesquisa acadêmica, com templates para anotações, cronograma, calculadora e notas, currículo, planos de aula, planejamento de tese e mais.

No Pessoas, o usuário visualiza modelos de criação relacionados à produtividade pessoal, viagem, saúde e bem-estar, alimentação, finanças pessoais, desenvolvimento profissional e moradia, com templates para lista de leitura, planejador de viagens, cardápio, CRM individual, orçamento etc.

Já na aba Projetos, o usuário visualiza modelos de criação relacionados a roadmaps e calendários, planejamento e metas e tickets de suporte, com templates de objetivos corporativos, calendários de conteúdo e de mídias sociais entre outros.

Por fim, no menu Documentos, o usuário visualiza modelos de criação relacionados a propostas e pitches, reuniões, planos de projetos e documentação, podendo criar um resumo da campanha, brainstorming remoto, sprint de design entre outros modelos.

Além dos modelos do Notion, usuários da plataforma também podem criar seus próprios templates personalizados e compartilhar com outras pessoas. Nas redes sociais, muitos criam esses modelos e colocam o link para que mais pessoas possam utilizar, alguns optam até por vender esses templates.

Publicidade

Mas, caso o usuário queira aprender a criar um modelo personalizado que o agrade, sem precisar usar os do Notion ou de outras pessoas, há também cursos online pagos que usuários frequentes criaram para ensinar outras pessoas a utilizarem todas as ferramentas do app. Há também diversos tutoriais no YouTube ou TikTok ensinando como criar o que deseja.

Como faço para criar algo no Notion?

Na barra lateral do seu perfil, clique no botão Nova página localizado na parte superior. Assim que a página for criada, o usuário pode colocar um título e, ao escrever “/”, o documento mostra um menu com opções de tipos de recursos para adicionar, como uma nova aba interna, uma lista ou planilha etc.

Mas, se não souber por onde começar, o usuário pode selecionar na barra lateral visualizar as opções de Modelos, e escolher um que mais atenda às suas necessidades, sem precisar criar um design do zero. É possível também pesquisar na internet por modelos criados por outros usuários.

Outra opção é usar a inteligência artificial (IA) do Notion, que pode ser localizada ao criar uma nova página, dando um espaço na parte de escrever. Assim, o usuário pode dar um comando para a IA ou escolher entre pedir para que ela faça um brainstorming, crie um texto do zero, faça uma lista de tarefas, crie blocos de resumo etc.

*Alice Labate é estagiária sob supervisão do editor Bruno Romani

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.