PUBLICIDADE

Como ativar a verificação em duas etapas do Instagram?

Recurso acrescenta uma camada adicional de segurança contra invasores

PUBLICIDADE

Foto do author Henrique Sampaio
Por Henrique Sampaio

A verificação em duas etapas (também conhecido como 2FA ou duplo fator de autenticação) é um recurso que acrescenta uma camada adicional de segurança no acesso a serviços digitais. Geralmente aplicativos e sites que armazenam dados e conteúdo, como e-mail e redes sociais, oferecem a funcionalidade, que exige mais de um método adicional de verificação, além da senha, durante o processo de login.

Atualmente, o Instagram oferece três opções de verificação em duas etapas: WhatsApp, SMS e aplicativos de autenticação, como o Google Authenticator. É por meio de códigos enviados por meio desses sistemas que você fará a segunda etapa de verificação ao logar no Instagram. O app também fornecerá um conjunto de códigos reserva caso você perca o acesso ao método de verificação selecionado.

Verificação em duas etapas acrescenta uma camada adicional de segurança contra invasores Foto: Michael Dwyer/AP

O procedimento pode ser feito pelo Android, iOS ou Web. Acompanhe para ativar a verificação em duas etapas:

  1. Na tela de perfil do Instagram, acesse o menu três traços, no canto superior direito.
  2. Na lista de opções, selecione Central de Contas e, em seguida, Senha e segurança.
  3. Dentro de Segurança, toque na opção Autenticação de dois fatores. Ali você encontrará as diferentes opções, citadas acima: WhatsApp, Aplicativo de autenticação (recomendado pelo Instagram) e SMS. Escolha uma das opções.

Se você optar por SMS ou WhatsApp:

  • Digite seu número de telefone, confirme e informe o código recebido para concluir o processo de autenticação. Sempre que for logar novamente no Instagram, um novo código será enviado a você. Basta inseri-lo no local solicitado.

Se você optar pelo app de autenticação:

Publicidade

  • Se você optar por um aplicativo de autenticação, copie a chave gerada na tela de instruções (há um link que faz isso automaticamente).
  • Faça o download gratuito da App Store (no iOS) ou no Google Play (no Android) do Google Authenticator ou um app da sua escolha.
  • Após a instalação do autenticador, cole a chave copiada no Instagram dentro do app. Com isso, ele fará um pareamento com o Instagram e passará a gerar código de seis dígitos.
  • Copie este código e volte ao Instagram para inseri-lo e concluir o processo de configuração. Sempre que você for logar no Instagram novamente, deverá inserir o código de seis dígitos mostrado pelo seu app de autenticação.
Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.