iOS 17.5 já está disponível para download; veja as principais novidades do sistema do iPhone

Atualização permite rastrear celular durante reparo

PUBLICIDADE

Foto do author Henrique Sampaio
Por Henrique Sampaio

A Apple disponibilizou o iOS 17.5, atualização do sistema operacional que traz novos recursos para usuários do iPhone. Disponível para download em modelos a partir do iPhone XR, essa versão adiciona recursos de rastreamento e maior autonomia aos usuários, especialmente europeus, que poderão baixar aplicativos diretamente de sites de desenvolvedores.

Uma das principais novidades da atualização são os alertas para rastreadores de terceiros, permitindo a detecção e desativação de dispositivos de rastreamento desconhecidos, além das próprias AirTags, da Apple (detectáveis desde o iOS 14.5).

Atualização 17.5 do iOS traz alertas se usuário estiver sendo rastreado Foto: Apple/Divulgação

PUBLICIDADE

Você receberá uma notificação “[Item] encontrado se movendo com você” se um dispositivo rastreador Bluetooth desconhecido, de qualquer fabricante, for detectado em sua pessoa. Em seguida, você poderá acionar um ruído e/ou desativar o rastreador em questão.

Outra adição é a função Estado de Reparo, que permite aos usuários rastrearem seus iPhones durante o processo de reparo. Anteriormente, os usuários que enviavam seus dispositivos para reparo eram solicitados a desativar o app de rastreamento Buscar, como forma de confirmação de posse do dispositivo.

Os outros recursos são exclusivos de regiões de fora do Brasil. Um deles são atualizações para assinantes dos EUA e Canadá do Apple News Plus, o serviço premium de notícias da Apple. O iOS 17.5 adiciona um novo jogo de combinação de palavras diário chamado Quartiles. Além disso, agora também é possível usar o Apple News Plus em modo offline.

A maior novidade, para quem mora na Europa, é a possibilidade de download de aplicativos a partir de websites, sem a necessidade de acesso a uma app store, da Apple ou terceiros. A medida é produto da nova legislação europeia Lei de Mercados Digitais (DMA), que reduziu o poder de controle da Apple, aumentou a competição entre as gigantes de tecnologia e abriu oportunidades para empresas pequenas. O iOS 17.4 já havia introduzido aos europeus a possibilidade de baixar aplicativos de lojas terceirizadas, que não fossem a própria App Store, da Apple.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.