![](https://www.estadao.com.br/resizer/v2/O2DJNTR3OJORDBIDE6PJAJSDK4.jpg?quality=80&auth=b59f79f5b2ef13b3c28016c28747aad3c5f35592f5bdf9ce299226e4ec956161&width=380 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/O2DJNTR3OJORDBIDE6PJAJSDK4.jpg?quality=80&auth=b59f79f5b2ef13b3c28016c28747aad3c5f35592f5bdf9ce299226e4ec956161&width=768 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/O2DJNTR3OJORDBIDE6PJAJSDK4.jpg?quality=80&auth=b59f79f5b2ef13b3c28016c28747aad3c5f35592f5bdf9ce299226e4ec956161&width=1200 1322w)
A Nintendo anunciou nesta quarta-feira, 27, que vai lançar dois novos jogos de Pokémon até o final do ano. Chamados de Pokémon Sword e Pokémon Shield, os títulos chegarão ao Nintendo Switch, atual console da empresa, até o final de 2019.
Em transmissão realizada pela internet, a empresa divulgou que os jogos trarão criaturas e continente novos à franquia, cujos primeiros títulos foram lançados neste mesmo 27 de fevereiro de 1996. Entre os monstrinhos, haverá um macaco chamado Grookey e um coelho chamado Scoorbunny.
A meta da empresa é que os jogos consigam elevar as vendas do Switch, lançado em março de 2017 e considerado um híbrido entre consoles de mesa e portáteis. Desde seu lançamento, o Switch já vendeu 32,3 milhões de unidades em todo o mundo. Apesar de ser um dos videogames de melhor vendagem na história da Nintendo, o aparelho decepcionou as expectativas da fabricante, que esperava vender 40 milhões de unidades em seus dois primeiros anos.
Com os dois títulos de Pokémon, a Nintendo tem um calendário de lançamentos interessante em 2019: além dos jogos da franquia, haverá games de Mario, Zelda e Yoshi previstos para este ano.
Com isso, a empresa busca seguir uma das regras clássicas do mercado de videogames: lançar títulos que cativem os consumidores a comprarem consoles (e assim, também comprarem mais jogos). No ano passado, a dupla de jogos Pokémon Let's Go Pikachu e Let's Go Eevee vendeu 10 milhões de cópias em dois meses no mercado – números que a empresa pretende igualar este ano.