PUBLICIDADE

Radar

Alho é benéfico para a saúde do sistema digestivo; consulte um guia do ingrediente

As dicas para utilizar o alho na cozinha ajudam a manter seus benefícios, além de aprimorar os sabores e aromas das receitas

Quanto mais velho, mais pungente o alho fica, pois ao perder água, há uma maior concentração de ácido pirúvico. Foto: Felipe Rau/EstadãoFoto: Felipe Rau/Estadão

O alho é mais do que um ingrediente culinário; é uma fonte rica de fibras prebióticas, fundamentais para a saúde do sistema digestivo. Essas fibras apoiam o crescimento de bactérias boas no intestino, melhorando a digestão.

Além disso, o alho é carregado com minerais essenciais como potássio, zinco, ferro e magnésio, que são vitais para a saúde cardiovascular, imunológica, sanguínea e óssea.Bahee Van de Bor, nutricionista pediátrico, destacou para BBC a importância de incorporar o alho na dieta para beneficiar o corpo inteiro.

Esses benefícios são preservados tanto em receitas quanto no uso puro do alho quando ele está fresco e de boa qualidade. Para garantir isso, ao comprar, opte por cabeças de alho que estejam redondas e cheias, com uma consistência firme e dentes de coloração mais clara.

Já para conservar o ingrediente, é importante armazená-lo em um local fresco e arejado, à temperatura ambiente e longe da luz. Confira mais ficas no manual completo do alho preparado pelo Paladar.

Receitas com alho: azeite e molho

PUBLICIDADE

A partir da preparação de alho frito em conserva, é possível transformá-lo em um condimento ideal para acompanhar churrascos: o azeite (veja a receita completa aqui).

Por outro lado, se você preferir um molho com uma consistência mais densa, o chef Ítalo Bruno ensinou o passo a passo para fazer molho de alho (veja a receita completa aqui).

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE