Filho de Sérgio Cabral se apresenta e é preso preventivamente pela PF

José Eduardo Neves Cabral teve prisão preventiva decretada na Operação Smoke Free, que mira comércio ilegal de cigarros

Blog

image

Blog

Blog do Fausto Macedo

PUBLICIDADE

Por Rayssa Motta

O ex-governador do Rio Sérgio Cabral Foto: Fabio Motta/Estadão

José Eduardo Neves Cabral, filho do ex-governador do Rio Sérgio Cabral, foi preso preventivamente nesta quinta-feira, 24, na Operação Smoke Free. O Estadão apurou que ele se apresentou na superintendência da Polícia Federal (PF) do Rio de Janeiro.

Os policiais federais tentaram cumprir ontem o mandado de prisão expedido pela 3.ª Vara Criminal Federal do Rio. Ele é alvo de uma investigação sobre comércio ilegal de cigarros.

O ex-governador, que também está preso por condenações decretadas na Operação Lava Jato, passou mal na cadeia quando soube da operação.

A investigação da Operação Smoke Free foi aberta em 2020. De acordo com a PF, o grupo investigado opera a venda de cigarros produzidos em regiões dominadas por facções criminosas e milícias.

O esquema, segundo o inquérito, contaria com um serviço paralelo de segurança formado por policiais militares e bombeiros e coordenado por um policial federal.

Continua após a publicidade

A Fazenda Nacional estima que o débito tributário do grupo econômico chega a R$ 2 bilhões.

A PF fala em indícios de sonegação fiscal, duplicata simulada, receptação qualificada, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e evasão de divisas.

Além do filho do ex-governador, a Justiça Federal mandou prender outras 27 pessoas. Os investigados também tiveram R$ 300 milhões em bens bloqueados.

COM A PALAVRA, A DEFESA DE JOSÉ EDUARDO NEVES CABRAL

Procurado pela reportagem, o advogado Rafael Kullmann, que representa José Eduardo Neves Cabral, disse que vai aguardar a audiência de custódia. "Caso mantida a prisão, certamente impetraremos um HC", informou.