Foto do(a) blog

Notícias e artigos do mundo do Direito: a rotina da Polícia, Ministério Público e Tribunais

Preterido falta à posse de escolhido por Tarcísio para comandar MP de São Paulo

Segundo colocado na lista tríplice, Antonio Carlos Da Ponte não compareceu à sessão administrativa no Ministério Público de São Paulo que oficializou o rival Paulo Sérgio de Oliveira e Costa como procurador-geral de Justiça

PUBLICIDADE

Foto do author Rayssa Motta
Por Rayssa Motta
Atualização:
Antonio Carlos da Ponte foi o segundo colocado na lista tríplice e o campeão em votos únicos na eleição do MP. Foto: Arquivo pessoal

O auditório do Ministério Público de São Paulo (MP-SP) estava lotado de procuradores que acompanharam a posse administrativa de Paulo Sérgio de Oliveira e Costa como o novo procurador-geral de Justiça. Houve quem ficasse de pé para assistir a solenidade. Uma ausência, no entanto, chamou a atenção. O procurador Antonio Carlos Da Ponte, seu adversário, que concorreu pela oposição não compareceu ao evento. Questionado pela reportagem, Da Ponte não comentou por que não se animou em prestigiar a ascensão do adversário ao topo da instituição.

PUBLICIDADE

Da Ponte foi o segundo colocado na lista tríplice enviada ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que escolheu Paulo Sérgio, o terceiro mais votado nas eleições internas.

O pleito voltou a ser disputado após a hegemonia do ex-procurador Mario Sarrubbo, que concorreu à reeleição sem oposição em 2022. Ele deixou o segundo mandato antes do fim, para assumir a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, e apoiou Paulo Sérgio.

É a segunda vez que Da Ponte chega à lista tríplice, mas é preterido no momento de indicação. Em 2020, foi o mais votado nas eleições internas, mas o então governador João Doria indicou Sarrubbo. Em 2022, abriu mão da candidatura, convicto de que, se triunfasse, não seria a escolha de Rodrigo Garcia, ex-vice de Doria.

Posse Paulo Sérgio de Oliveira e Costa tomou posse nesta terça, 16, e prometeu fortalecer o combate ao crime organizado. Foto: Estadão

O novo PGJ também teve o apoio do secretário de Governo, Gilberto Kassab, nome forte da gestão Tarcísio, e do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Publicidade

Em seu discurso de posse, o procurador-geral de Justiça fez um aceno aos adversários na eleição. “A presença de todos (os candidatos) fortaleceu e qualificou ainda mais o instante democrático. Foram ricos os debates de ideias e de projetos institucionais”, afirmou. “Superado o período eleitoral, é hora de administrar coletivamente.”

A eleição, no entanto, deixou mágoas entre os preteridos. Como mostrou o Estadão, procurador José Carlos Cosenzo, primeiro da lista, fez um desabafo aos colegas em um grupo no WhatsApp. “Minha decepção é com gente próxima, que não se encontra mais no grupo, mas me disse apoiar enquanto cumpria determinação de pessoa fora da instituição.”

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.