EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Coluna do Estadão

| Por Roseann Kennedy

Roseann Kennedy traz os bastidores da política e da economia, com Eduardo Gayer e Augusto Tenório

Lula busca eleitorado bolsonarista em visita a Belford Roxo de olho em 2026

Presidente confirmará construção de hospital no município, projeto que integrou o acordo para demitir Daniela Carneiro, esposa do prefeito local, do Ministério do Turismo

PUBLICIDADE

Foto do author Roseann Kennedy
Por Roseann Kennedy
Atualização:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visita nesta terça-feira (06) o município de Belford Roxo (RJ) e dá início à nacionalização da eleição municipal na baixada fluminense, um reduto bolsonarista. Entre os anúncios, Lula confirmará a construção do Hospital Oncológico, que integrou o acordo para demitir a deputada federal Daniela Carneiro (União Brasil) do Ministério do Turismo. Ela é mulher do prefeito de Belford Roxo, Waguinho.

O prestígio conferido por Lula a Waguinho, que o apoiou nas eleições de 2022, também é um novo afago do petista ao Republicanos, legenda do prefeito e do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Para arrematar, Waguinho é evangélico, grupo do qual o presidente tenta se aproximar.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o prefeito de Belford Roxo, Waguinho durante comício nas eleições de 2022. Foto: FOTO: PEDRO KIRILOS / ESTADÃO

PUBLICIDADE

O presidente começará a visita a Belford Roxo com a inauguração da Escola Municipal Arthur Araújo Lula da Silva. O nome da unidade de ensino é uma homenagem ao neto do petista. Depois, Lula anunciará a construção do Hospital Oncológico e da sede definitiva do campus do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ).

O Republicanos de Waguinho integra a base de Lula no Congresso. Na semana passada, o presidente fez um gesto ao partido ao recuar da ideia de excluir o governo Tarcísio de Freitas da obra do túnel para ligar Santos ao Guarujá, após uma articulação liderada pelo presidente da legenda, Marcos Pereira.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.