EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Coluna do Estadão

| Por Roseann Kennedy

Roseann Kennedy traz os bastidores da política e da economia, com Eduardo Gayer e Augusto Tenório

PL contém revolta e amarra candidatura de Marcelo Queiroga em João Pessoa

Ex-ministro da Saúde enfrentou resistência de ala do partido

PUBLICIDADE

Foto do author Augusto Tenório
Por Augusto Tenório
Atualização:

O PL conteve a ala insatisfeita com a pré-candidatura de Marcelo Queiroga à prefeitura de João Pessoa. O grupo preferia o deputado Cabo Gilberto Silva, o mais votado do PL e presidente do diretório municipal da sigla. Agora os dois se aproximaram e o partido comemora. A legenda acredita que, como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceu o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por apenas 0,2 p.p. de diferença de votos na cidade, há chances reais de o PL ganhar a segunda capital no Nordeste, reduto eleitoral petista. O partido já comanda Maceió (AL), com o prefeito João Henrique Caldas.

O temor da sigla era que a divisão colocasse por água abaixo a campanha de Queiroga, já que o Cabo Gilberto Silva é considerado um importante cabo eleitoral para a direita na Paraíba. Na última semana, o parlamentar foi orientado por interlocutores do ex-presidente Jair Bolsonaro a ceder. Na quinta, 7, ele gravou um vídeo declarando apoio ao ex-ministro da Saúde e selando a paz no Estado.

O deputado Cabo Gilberto Silva (PL-PB) e o ex-ministro da Saúde Marcelo Queiroga, pré-candidato do PL à prefeitura de João Pessoa (PB). Foto: Augusto Tenório/Estadão

PUBLICIDADE

Vale lembrar que o clima de guerra no PL fez com que Michelle Bolsonaro dividisse sua agenda ao visitar o Estado, em julho do ano passado. A ex-primeira-dama participou do evento que lançou a pré-candidatura de Queiroga, mas antes precisou encontrar a ala insatisfeita do partido.

Por trás da disputa com Queiroga está a rivalidade entre o Cabo Gilberto Silva e o presidente do diretório estadual do PL, Wellington Roberto, um dos articuladores da candidatura do ex-ministro da Saúde.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.