PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Roseann Kennedy traz os bastidores da política e da economia, com Eduardo Gayer e Augusto Tenório

O novo ‘abacaxi’ para Celina Leão descascar antes de 2026

Vice-governadora do DF quer disputar a cabeça de chapa com apoio de Bolsonaro, mas o senador Izalci Lucas vai se filiar ao PL com o mesmo projeto

Foto do author Eduardo Gayer
Por Eduardo Gayer
Atualização:

A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), tem nas mãos mais um abacaxi para descascar antes de 2026, quando pretende ser candidata a governadora com apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro: a unificação do seu campo político. Na próxima terça-feira, 26, o PL fará um grande evento para filiar o senador Izalci Lucas, de saída do PSDB e com o mesmo plano de Celina, ser governador do DF com apoio de Bolsonaro.

PUBLICIDADE

O PL integra o governo Ibaneis Rocha (MDB), que deixará o cargo para sua vice em abril de 2026 para ser candidato ao Senado. A preço de hoje, nenhum rompimento está à mesa, asseguram fontes ligadas à pré-candidata. “Celina, com certeza, vai ser a candidata de Bolsonaro [ao governo]”, afirmou à Coluna do Estadão o senador Ciro Nogueira, presidente do PP e ex-ministro da Casa Civil de Jair Bolsonaro. Mas Izalci não esconde de ninguém que deseja ser governador.

Celina Leão diz que a entrada de Izalci em seu grupo político é algo natural. “A política é a arte de diálogo e entendimentos. O PL está na nossa base de governo e a vinda do senador Izalci é vista por nós com naturalidade. Nosso objetivo é de estarmos unidos pela direita”, disse à Coluna.

Um ex-deputado federal e hoje observador da política brasiliense afirma que Celina Leão, no entanto, pode ser a “nova Flávia Arruda” de Bolsonaro. Em 2022, o ex-presidente garantiu à sua então ministra da Secretaria de Governo, dirigente do PL local, que a apoiaria na corrida ao Senado. No fim das contas, a base bolsonarista deu vitória a Damares Alves (Republicanos), com apoio declarado da ex-primeira-dama Michele — e velado do então presidente.

A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP). Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

No entorno de Celina Leão, porém, o “medo” da entrada de Izalci no grupo político de Ibaneis é minimizado. Interlocutores dizem que o senador faz apenas um movimento de sobrevivência política diante do esvaziamento do PSDB, e perdeu capilaridade eleitoral no Distrito Federal nos últimos anos.

Publicidade

Com a saída de Izalci Lucas do PSDB, a sigla que já ocupou a presidência da República terá apenas um senador, o relator da PEC da independência financeira do Banco Central, Plínio Valério (AM). Apesar da solidão no ninho tucano do salão Azul, ele garante que permanecerá na legenda.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.