PUBLICIDADE

Isa Penna volta a pedir cassação de Delegado Olim por quebra de decoro parlamentar

Deputada recorre de decisão do Conselho de Ética da Alesp, que rejeitou ação por comentários sobre assédio sofrido em 2020

PUBLICIDADE

Por Manoela Bonaldo
Atualização:

A deputada estadual Isa Penna (PCdoB) protocolou novo processo para afastamento do deputado estadual Delegado Olim (PP) do Conselho de Ética e a perda do mandato na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). O pedido foi feito após Olim dizer que ela teve “sorte” de ser assediada sexualmente por um colega e que o fato iria contribuir para sua reeleição.

Essa foi a segunda vez que a parlamentar entrou com processo contra o deputado Olim. O primeiro pedido teve continuidade rejeitada pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar no dia 10 de maio, por seis votos a quatro.

A deputada estadual Isa Penna recorre de decisão do Conselho de Ética da Alesp. Foto: José Antonio Teixeira/Alesp

PUBLICIDADE

“Sorte a dela. Ela vai se eleger por causa disso. Ela só fala nisso”, disse Olim ao podcast Inteligência LTDA no dia 20 de abril. No dia seguinte, o deputado declarou à TV Globo que pedia desculpas pelo ocorrido, mas falou em seguida que Isa Penna teria “mais cinco minutos de fama” após a deputada reagir às suas falas do dia anterior.

As declarações fazem referência ao assédio feito durante uma sessão plenária em 2020, em que o deputado Fernando Cury (sem partido) colocou a mão nos seios de Penna. Cury foi afastado do cargo por 180 dias e hoje é réu por importunação sexual.

Atualmente Olim faz parte do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, responsável justamente por julgar e punir casos de descumprimento do regimento interno e código de ética e decoro.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.