PUBLICIDADE

Petrobras apresenta novo pedido de licenciamento para explorar petróleo na foz do Amazonas

Anúncio foi feito pelo presidente da empresa, Jean Paul Prates

Foto do author Isabella Alonso Panho
Por Isabella Alonso Panho
Atualização:

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, afirmou nesta quinta-feira, 25, que a companhia apresentou um pedido de reconsideração para concessão de licenciamento para explorar jazidas de petróleo na foz do Rio Amazonas, a 175 quilômetros da costa do Amapá. “Reapresentamos há pouco pedido de retomada do processo de licenciamento da perfuração do poço Morpho 1-APS-57 no setor Amapá Águas Profundas”, disse o presidente.

PUBLICIDADE

Em nota, a empresa firma que é “uma atividade temporária, de baixo risco, com duração aproximada de cinco meses. Somente após a perfuração desse poço, se confirmará o potencial do bloco, a existência e o perfil de eventual jazida de petróleo”. Caso o combustível seja encontrado, a Petrobras terá que fazer outro pedido de licenciamento.

Prates divulgou nas suas redes sociais uma série de questões técnicas pontuadas pela Petrobras para reiterar o pedido de licenciamento. Dentre elas, o presidente afirma que a empresa “contratou uma Sonda de Perfuração Marítima - que foi posicionada no ponto da perfuração em aguardo ao processo de licenciamento”.

O equipamento, providenciado por meio de um contrato de afretamento - similar a um “aluguel” de instrumentos marítimos - está posicionado desde 18 de dezembro. Há uma estimativa de que, com os gastos de transporte e manutenção da sonda, o prejuízo da empresa seja da ordem de R$ 3,4 milhões por dia.

Na quarta-feira passada, 17, o primeiro pedido feito pela empresa foi indeferido pelo Ibama, órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente de Marina Silva. Como mostrou o Estadão, houve um embate com Minas e Energia, pasta de Alexandre Silveira, que declarou ver um “pseudorrisco” nos óbices à exploração de petróleo pretendida pela Petrobras.

No dia seguinte à decisão, a companhia divulgou uma nota antecipando que apresentaria o recurso. A empresa disse que recebeu “com surpresa” a notícia do indeferimento por parte do Ibama e que “atendeu rigorosamente a todos os requisitos do processo de licenciamento”. Na nota, a Petrobras afirmou poderá ser multada caso o impedimento prevaleça, por causa de um compromisso contratual firmado com a Agência Nacional do Petróleo (ANP).

O ponto no qual a Petrobras pretende fazer a perfuração fica a 500 quilômetros do litoral do Amapá Foto: Mar Sem Fim

No despacho do Ibama, assinado por Rodrigo Agostinho, presidente da entidade, os principais argumentos levantados para indeferir o licenciamento são “inconsistências identificadas sucessivamente” e “notória sensibilidade socioambiental da área de influência e da área sujeita ao risco”. O Ibama também afirmou que “foram oferecidas todas as oportunidades à Petrobras para sanar pontos críticos de seu projeto, mas que este ainda apresenta inconsistências preocupantes”.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.