PUBLICIDADE

Ministro do STF diz que recebimento de denúncia não influencia em afastamento de Cunha

Relator da Operação Lava Jato na Corte, Teori Zavascki afirma que os dois processos são 'independentes' e que ainda não há data para a deliberação sobre o pedido de saída do peemedebista

PUBLICIDADE

Foto do author Beatriz Bulla
Por Beatriz Bulla , Isadora Peron e Gustavo Aguiar
Atualização:

BRASÍLIA - Relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Teori Zavascki afirmou nesta quinta-feira, 3, que o fato de o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ter virado réu no âmbito da Operação Lava Jato não influencia na decisão que deve ser tomada pela Corte de afastar ou não o peemedebista do cargo.

PUBLICIDADE

Para ele, os dois processos são "independentes". O ministro destacou também que ainda não há uma data para a deliberação sobre o tema.

Nesta quinta, o pleno do Supremo decidiu, por unanimidade, abrir uma ação penal contra Cunha diante dos indícios de que o parlamentar teria recebido US$ 5 milhões em propina referentes a contratos de navios-sonda da Petrobrás.

O peemedebista, que responderá pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, já deu sinais de que não pretende deixar o cargo. Para o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, o deputado usa a influência que tem como presidente da Câmara para atrapalhar as investigações.

O afastamento de Cunha da presidência da Câmara é um tema sensível para os ministros da Corte, que preferiam que o assunto fosse resolvido pelos próprios deputados, não pelo Supremo.

Na quarta-feira, porém, enquanto proferia o seu voto, Teori fez um comentário que não passou despercebido por quem acompanhou a sessão. Em um certo momento, ele afirmou que deixou de seguir o princípio da harmonia entre os poderes e optou por pedir dados da investigação a uma diretoria da Câmara, e não ao presidente da Casa, porque Cunha era alvo de investigação. "A que ponto chegamos", exclamou o ministro Marco Aurélio Mello quando ouviu o relato.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.