PUBLICIDADE

Semana começa com chuva e frio na capital paulista; temperatura cai nos próximos dias

Segundo o Inmet, áreas de instabilidade no Sul do País trazem ventos fortes e dias mais frios

Por Raisa Toledo
Atualização:

A segunda semana de agosto será mais fria em São Paulo, prevê o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Nesta segunda-feira, 8, a temperatura mínima é de 15ºC e a máxima não passa de 19ºC, e há possibilidade de chuva a qualquer hora do dia na capital. Nos próximos dias, as mínimas previstas caem, podendo chegar a 9ºC na sexta-feira.

O céu permanece coberto de nuvens e a chuva deve durar até o meio da semana. A formação de uma frente fria deixa o tempo instável, com possibilidade de geada na Serra da Mantiqueira e ventos que podem chegar aos 80 km/h entre o litoral da região Sul e o litoral de São Paulo. O tempo nublado predomina no Estado, mas as temperaturas mais baixas ocorrem nas regiões leste e sudeste de São Paulo.

Chuva e frio na Avenida Paulista, em SP;segunda semana de agosto será mais fria na capital Foto: TABA BENEDICTO/ESTADÃO - 22/05/2021

PUBLICIDADE

De acordo com o Inmet, áreas de instabilidade no Sul do País são as causadoras da mudança no tempo. Na segunda-feira, elas favorecem a ocorrência de temporais na região Sul e em Mato Grosso do Sul, trazendo possíveis quedas de granizo, ventos fortes e descargas elétricas. O efeito se estende para outras regiões, derrubando as temperaturas não só em São Paulo, mas também em áreas de Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. 

No sábado, as nuvens diminuem na capital paulista. A previsão é de céu claro e o tempo pode voltar a esquentar. A semana de chuvas ocorre depois de a cidade ter passado por uma estiagem. No mês de julho, o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo registrou a quarta maior sequência de dias sem chuvas desde 1995, quando começou a registrar os índices pluviométricos. Foram quase 50 dias sem chuvas, desde o dia 10 de junho até o dia 29 de julho.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.