Doria aumenta velocidade nas Marginais para carros em 25 de janeiro

Durante a campanha eleitoral, tucano havia prometido que elevaria os limites no dia 2 de janeiro; Prefeitura vai promover mudanças na sinalização e na fiscalização

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Por Adriana Ferraz
4 min de leitura
Tietê.O aumento de velocidade nas Marginais foi uma das bandeiras da campanha de João Doria (PSDB) à Prefeitura de São Paulo Foto: Hélvio Romero/Estadão

O prefeito eleito João Doria (PSDB) vai cumprir no dia 25 de janeiro a promessa de elevar a velocidade das Marginais. No aniversário da cidade, os limites para carros voltarão a ser de 90 km/h nas pistas expressas das Marginais do Tietê e do Pinheiros, 70 km/h nas pistas centrais da Tietê e 60 km/h nas pistas locais de ambas as Marginais, com exceção da faixa à direita, que permanecerá com limite máximo de 50 km/h em toda a extensão.

Para veículos pesados, como caminhões e ônibus, nada muda: permanecerão as máximas atuais de 60 km/h nas pistas expressas e centrais e 50 km/h nas locais. A gestão tucana também não vai alterar as regras válidas para as motocicletas, que continuarão vetadas nas pistas expressas da Tietê. Nesse caso, promete-se aumentar a fiscalização com uso do radar-pistola. Serão 14 só para flagrar motociclistas que não cumprem as normas, 24 horas por dia.

Nesta terça-feira, 20, a equipe que comandará o tráfego na capital anunciou o Programa Marginal Segura, que, além da alteração nas velocidades, prevê uma série de mudanças nas áreas de sinalização, socorro e proteção a pedestres. Segundo o futuro secretário de Transportes e Mobilidade, Sérgio Avelleda, o conjunto de intervenções começará a ser implementado no dia 2 de janeiro e inclui a instalação de gradis e lombadas elevadas para travessia de pedestres (chamadas de lombofaixas), de guias rebaixadas para cadeirantes e alta do efetivo de agentes de trânsito.

O programa prevê elevar em 52% o efetivo da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) que atua nas Marginais, alcançando 259 agentes – 89 a mais que o número atual, segundo a equipe tucana. A operação da companhia se dará em três bases operacionais e, de acordo com a futura gestão, não terá custos para a Prefeitura, que receberá doações de empresas para pôr o projeto em prática – os nomes das companhias não foram informados.

Consideradas “medidas mitigadoras” por Avelleda, as lombofaixas, por exemplo, serão instaladas prioritariamente nas vias perpendiculares de acesso às Estações da Linha 9-Esmeralda da CPTM, que corta parte da Marginal do Pinheiros. O plano é atuar em 20 pontos com alta concentração de pedestres na Pinheiros e em outros dez, na Marginal do Tietê.

Já os 65 metros de gradis previstos para serem instalados nas esquinas das vias que sofrerão intervenções vão alongar o trajeto do pedestre. Nestes locais, não será permitida uma travessia linear. O pedestre terá de entrar na via de acesso e caminhar até a lombofaixa para poder atravessar – e só depois retornar ao percurso original. Segundo Avelleda, esse trecho extra não terá mais de dez metros.

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“Estamos convictos de que é possível readequar as velocidades porque as pistas das Marginais foram projetadas para esses limites”, afirmou Avelleda. Para o futuro secretário, com as ações anunciadas, “os demais fatores de risco serão todos eliminados ou bastante mitigados a ponto de garantir com bastante segurança a operação das velocidades”.

Nocivo. Análise distinta têm as associações Ciclocidade e Cidadeapé, que defendem os direitos dos ciclistas e dos pedestres. Para ambas, o programa tem como foco “remediar os efeitos nocivos” do aumento das velocidades máximas. “Não faz sentido anunciar a adoção de medidas de traffic calming (tráfego tranquilo) juntamente com aumento de velocidade. Em nenhum lugar do mundo se faz isso”, disse Ana Carolina Nunes, da Cidadeapé.

Em entrevista à Rádio Estadão nesta terça-feira, 20, o consultor de trânsito e transportes Luiz Célio Bottura afirmou que decisão anunciada é típica de uma gestão nova, que não tem a experiência de operar vias com característica de estrada. “Durante muito tempo, eu defendi a alta velocidade porque acreditava na Matemática. Mas, depois vi que a história era um pouco diferente. O que é mais importante: alguns segundos a menos ou a preservação de vidas?”, indaga. 

Segundo Bottura, até a fluidez do trânsito é beneficiada com velocidades mais baixas, já que a distância entre os carros acaba reduzida. “Estamos lutando na contramão.”

De acordo com dados divulgados em outubro pela CET, o número de acidentes com mortes caiu pela metade nas Marginais do Tietê e do Pinheiros, um ano depois da redução das velocidades implementada pela gestão Fernando Haddad (PT). Foi registrado um total de 31 acidentes fatais entre julho de 2015 e junho deste ano, ante 64 casos nos 12 meses anteriores – o que representa uma diminuição de 51,6%. 

Ambulantes. A prefeitura ampliará a fiscalização de ambulantes nas vias, de acordo com o futuro presidente da CET, João Octaviano Neto. Ele afirmou nesta terça-feira, 20, que a Prefeitura vai intensificar a orientação e a fiscalização nas Marginais. A meta será coibir a presença de ambulantes e de pessoas em situação de risco. “Os ambulantes são um fator de alto risco. Mesmo em congestionamentos, essa atividade é um perigo. Dentro do programa, vamos coibir isso”, disse.

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Da mesma forma, ele informou que serão abordados moradores de rua, que acabam se protegendo nas áreas verdes das Marginais ou debaixo dos viadutos. “Em parceria com a futura secretária de Desenvolvimento Social, Soninha Francine, vamos trabalhar para retirar essas pessoas com dignidade e respeito.” 

Correções

O texto foi atualizado para corrigir a informação de que a velocidade para veículos pesados nas Marginais seria reduzida nas vias expressas pelo prefeito eleito de São Paulo, João Doria (PSDB). O limite será mantido em 60 km/h, como já ocorre desde 2015.

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