Cratera avança sobre município no interior de SP; veja imagens

Erosão, que começou a se manifestar em 2007, tem sido um desafio para a cidade de Lupércio; prefeitura cobra apoio do governo do Estado

PUBLICIDADE

Foto do author Renata Okumura
Por Renata Okumura
Atualização:

Uma enorme cratera que avança sobre a cidade de Lupércio, no interior de São Paulo, tem tirado a tranquilidade dos moradores da região. A erosão, que começou a se manifestar em 2007, tem sido um desafio persistente para o município localizado a cerca de 450 quilômetros da capital paulista, nos arredores de Bauru e Marília. A gestão local diz ter solicitado uma vistoria por parte do governo do Estado.

“Atualmente, o custo estimado para a obra (para conter o avanço da cratera) é de cerca de R$ 3 milhões”, afirma o município. Segundo a prefeitura, não se sabe os motivos para a formação da cratera, mas o aumento do tamanho do buraco está ligado à ação das chuvas.

Esta erosão, que começou a se manifestar em 20O7, tem sido um desafio persistente para o município. Foto: Agenor Mariano da Silva Neto

Hoje, o buraco está com 300 metros de comprimento, 25 de largura e 15 de profundidade, segundo atualização feita pela prefeitura. Pelo Google Maps, é possível ver que a cratera se aproxima da Rua Dr. Adamastor Ferreira Costa e da Avenida Santo Inácio.

Pelo Google Maps, é possível ver que a cratera se aproxima da Rua Dr. Adamastor Ferreira Costa e Avenida Santo Inácio. Foto: Reprodução/Google Maps

“Desde o início de sua gestão, o atual prefeito, Cleber Menegucci (PSB), tem adotado todas as medidas administrativas possíveis para resolver este problema. Além disso, a prefeitura tem empreendido esforços para conter o avanço da erosão por meio de ações preventivas”, acrescenta a prefeitura, que tenta buscar apoio do Governo do Estado, assim como de deputados estaduais e federais.

Cratera avança sobre município de Lupércio, no interior de SP. Foto: Agenor Mariano da Silva Neto

“Reconhecemos que sozinha a prefeitura não tem capacidade financeira para arcar com essa despesa sem comprometer outros setores vitais, como saúde, educação e demais serviços essenciais para nossa comunidade”, reforçou o município que tem quase 4 mil habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A Defesa Civil do Estado diz que tem dialogado constantemente com a prefeitura de Lupércio e está à disposição do município para buscar soluções conjuntas para o problema da cratera, que está localizada em propriedade privada. Essa colaboração reforça o compromisso do órgão em promover o bem-estar da comunidade e garantir a segurança de todos os envolvidos.

Prefeitura afirma que tem empreendido esforços para conter o avanço da erosão por meio de ações preventivas. Foto: Agenor Mariano da Silva Neto
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.