PUBLICIDADE

Nova decisão tomba 190 casas perto do Ibirapuera; veja endereços no mapa interativo

Ferramenta permite busca por endereço; Conpresp também arquivou pedido de tombamento de cerca de 40 imóveis na área da subprefeitura Vila Mariana, na zona sul de São Paulo

Foto do author Priscila Mengue
Foto do author Cindy Damasceno
Por Priscila Mengue e Cindy Damasceno
Atualização:

Uma nova decisão do conselho de patrimônio cultural de São Paulo, o Conpresp, determinou o tombamento de cerca de 190 casas em vielas, ruas sem saída e travessas na região do Paraíso, no distrito Moema, subprefeitura Vila Mariana, na zona sul paulistana. O reconhecimento abrange a chamada “Mancha dos Bombeiros”, decidido em reunião no último dia 15.

O tombamento reconheceu os imóveis como testemunhos de um tipo de moradia e convívio típico do período de intensificação da urbanização daquele entorno, a partir da década de 1940. Grande parte dos imóveis são sobrados geminados, em vias como a Rua Professor João Marinho, a Rua Álvaro de Menezes e a Travessa Vera de Oliveira Coutinho, dentre outras.

Cerca de 190 casas estão em tombamento aprovado pelo Conpresp Foto: Tiago Queiroz/Estadão

PUBLICIDADE

Além disso, a maioria dos integrantes do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de São Paulo negou o reconhecimento de cerca de outros 40 imóveis. Entre eles, estavam as chamadas Vila Liscio e Vila Calabi.

A decisão indicou ainda a possibilidade de abertura de um estudo de tombamento específico para o Conjunto Almirantes. O imóvel foi projetado pelo premiado arquiteto e urbanista Jaime Lerner.

Afinal, quais imóveis foram reconhecidos pelo Conpresp?

O Estadão desenvolveu um mapa interativo com base em microdados da Prefeitura de São Paulo. A ferramenta permite a busca por endereço, com a sinalização dos perímetros com os tombamentos arquivados e aprovados. O material não contempla outros tombamentos em vigor na cidade.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.