Cláudio Magalhães cobra da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) melhorias na cidade de Santos para reduzir o mau cheiro de esgoto na região.
Reclamação de Cláudio Magalhães: “Tendo em vista diversas reclamações de forte mau cheiro de esgoto na cidade de Santos, litoral de São Paulo, inclusive nos canais e orla da praia, é importante que providências sejam tomadas pelas autoridades responsáveis. Isso se deve, segundo nos informaram, a cidade possuir uma rede antiga de esgoto e devido ao crescimento do município com muitos prédios altos acaba faltando capacidade de drenagem e a pressão da rede aumenta gerando este forte odor de esgoto em toda a cidade e orla da praia. Esperamos que medidas urgentes sejam tomadas para a ampliação da rede de esgoto com adequado tratamento para ser lançado em alto mar após ser devidamente tratado.”
Resposta da Sabesp: “A Sabesp informa que investe continuamente na renovação das tubulações (redes de água e esgotos) e no aperfeiçoamento dos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário que atendem ao município de Santos. Cabe esclarecer que todo empreendimento em construção na cidade, antes de obter as autorizações da prefeitura (Habite-se), apresenta em seu projeto uma estimativa do consumo de água e da saída de esgoto para que seja avaliada e providenciada, se necessária, algum reforço nas instalações da Sabesp. Desta forma, o atendimento da Sabesp vem acompanhando o desenvolvimento e crescimento imobiliário da região. A Sabesp atua em parceria com a prefeitura de Santos para realizar as vistorias solicitadas com objetivo de verificar se existe algum descarte irregular nas galerias municipais de drenagem das águas pluviais (para assim serem providenciados os reparos, se necessários). As inspeções nas galerias e canais de drenagem das águas pluviais, provenientes da chuva, não são atribuições da Sabesp. As instalações do sistema de esgotamento sanitário de Santos funcionam de forma adequada, com os esgotos coletados sendo devidamente direcionados ao tratamento, conforme legislação ambiental. Para solicitar vistoria, basta entrar em contato com os canais oficiais de atendimento da Sabesp, disponíveis durante 24 horas, e apresentar o endereço completo: telefone 0800 055 0195 (ligação gratuita), WhatsApp oficial 11 3388-8000 (mensagem de texto) ou Agência Virtual.”
Caso necessário, o leitor pode entrar em contato novamente.
Veja também
Envie suas reclamações
Mande uma mensagem para o e-mail spreclama@estadao.com. Nossa reportagem vai apurar a denúncia e apresentar a resposta no blog Seus Direitos, um espaço voltado ao cidadão e ao consumidor.