PUBLICIDADE

Vídeo: Tornado atinge casas e provoca prejuízos em Alagoas

Moradores de zona rural do Estado do Nordeste registraram ventos formados pelo fenômeno que destelhou casas na região

Por Rariane Costa
Atualização:

Um tornado atingiu a zona rural de Alagoas causando danos em pelo menos 10 residências. O fenômeno destelhou casas e causou prejuízos para moradores da região de Estrela de Alagoas, onde o tornado foi registrado nesta quinta-feira, 22. Não há registro de feridos. O fenômeno é considerado incomum na região.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh-AL) confirmou se tratar de um tornado de pequena proporção. Na escala Fujita, que mede a intensidade, os registros foram de nível f0, em casos desse tipo os ventos atingem cerca de 117 km/h.

Vinicius Pinho, superintendente de Prevenção em Desastres Naturais no Estado, explicou, em nota, as características e razões do fenômeno. Segundo ele, tornados são caracterizados por ventos ciclônicos que rotacionam em grande velocidade em volta de um centro de baixa pressão. O tornado se materializa quando seu funil toca o chão, conectando uma nuvem de tempestade ao solo.

Fenômeno registrado em Alagoas está no nível f0 da escala Fujita, quando ventos atingem cerca de 117 km/h Foto: Reprodução/INMET

“No caso do município alagoano, o cisalhamento do vento, que é a mudança na direção do vento e um aumento da velocidade com a altura, cria uma tendência de rotação horizontal na baixa atmosfera, essa mudança favorece o aumento da velocidade do vento” afirmou Pinho.

Além do cisalhamento, instabilidades no Estado que favoreceram a formação do ciclone foram observadas em imagens de satélite. A Semarh afirmou que toda a região estava sob aviso meteorológico com vigência até a tarde de quinta-feira 22.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.