PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Turismo de luxo, hotelaria e novas tendências do mercado de viagens e turismo

Habitas Atacama: novo oásis no deserto

Por Mari Campos
Atualização:

Você já ouviu falar da Our Habitas? Trata-se de uma marca hoteleira razoavelmente recente, mas que vem crescendo rapidamente apostando em hotéis descolados, meio artsy e sustentáveis em diferentes destinos e continentes - mas sempre em destinos de natureza arrebatadora. E eles acabaram de abrir sua décima propriedade e a primeira na America do Sul no nosso vizinho Chile: o Habitas Atacama.

PUBLICIDADE

ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM

Fui convidada no comecinho de fevereiro a conhecer com exclusividade o novo hotel no deserto do Atacama, que curiosamente ocupa a mesma propriedade do antigo Altiplanico, localizado a apenas dez minutos de caminhada da Calle Caracoles, bem no coração de San Pedro.

O novo hotel surge como importante opção de estadia no Atacama para quem quer ficar em uma propriedade charmosa e com boa infraestrutura mas não pode - ou não quer - cacifar as diárias mais polpudas dos lodges all inclusive que fazem muito sucesso com brasileiros na região. 

A propriedade, apesar de aberta no final do ano passado, segue ainda em soft opening, fazendo necessários ajustes em serviços e operações - mas tem tudo mesmo para virar um novo oásis no deserto chileno.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: LEIA TAMBÉM: Upgrades de viagem que custam pouco - ou nada! 

.

 Foto: Mari Campos

.

Como é o novo Habitas Atacama

O novo Habitas Atacama tem 51 acomodações de quatro diferente categorias, cada uma ocupando uma "casinha" diferente e independente, com charmosas varandinhas privativas, reproduzindo um vilarejo atacameño.Por enquanto, elas continuam iguaizinhas às do antigo hotel Altiplanico - inclusive sem ar condicionado nem ventilador de teto. Não têm facilidades de chá e café nem amenidades especiais, mas são todas espaçosas e aconchegantes. 

ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM

Foram criados ali uma série de espaços sociais e de relaxamento bem gostosos (com direito a bancos, poltronas, espreguiçadeiras e muitos pufes), focados em viajantes que querem mesmo passar algum tempo descansando no hotel e não apenas sair em tours pelo Atacama.

Publicidade

 Foto: Mari Campos

Dos vários lounges ao ar livre à deliciosa e discreta piscina, são sempre pequenas areas muito convidativas, sossegadas, charmosas e com natureza à vista. Até a academia e o pequeno spa do hotel ficam localizados ao ar livre e se valem de materiais naturais para o décor.

Geralmente bastante silencioso dia e noite, o hotel eventualmente recebe pequenas apresentações musicais, mas tem planos de ampliar a agenda social da propriedade nos próximos meses. 

LEIA TAMBÉM: Hotel 5 estrelas não é sinônimo de hotel de luxo

.

 Foto: Mari Campos

.

Destaque para a boa mesa

Ao contrário dos demais hotéis de luxo do destino, as diárias do Habitas Atacama incluem apenas um pequeno buffet de café da manhã (com ovos à la carte) e duas atividades diárias no hotel, como yoga, pilates e pequenos workshops culturais. Todos os passeios, refeições e bebidas são cobrados à parte - e os passeios não são organizados pelo hotel e sim por uma agência local parceira. 

Publicidade

ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM

Há expectativa de que o hotel apresente bem vindas novidades nos próximos meses. Mas, por enquanto, seu grande destaque fica por conta do restaurante Alma. Apesar de não estarem incluídos nas diárias, os menus de almoço e jantar são enxutos e realmente deliciosos, focados na gastronomia local e apostando em uma cozinha sazonal e sem desperdícios. 

 Foto: Mari Campos

Muito fresco e colorido e com bela e delicada apresentação a cada passo, o menu inclui também várias opções veganas e vegetarianas, como é comum aos hotéis da Our Habitas. Tive a oportunidade de provar vários pratos ao longo da semana - saladas, ceviches, massas, cogumelos, peixes - e gostei bastante de tudo o que comi. 

Fundada em 2014, a marca abriu seu primeiro hotel em 2016, em Tulum. Depois, vieram outras propriedades no México, Estados Unidos, Marrocos, Namíbia, Catar e Arábia Saudita, onde fica o Habitas AlUla, seu hotel mais famoso. Há novas inaugurações previstas para esse ano em Oaxaca, no México, e Santa Teresa, na Costa Rica e boatos de novas propriedades no Butão, Espanha, Portugal e até no Brasil. Para ficar de olho.

 

_______

Publicidade

 

Durante a viagem toda pelo Chile, utilizei, como sempre, utilizei um chip internacional da O Meu Chip no meu celular, mantendo conexão ininterrupta e ilimitada à internet durante toda a minha estadia no país.O cupom MARICAMPOS dá pelo menos 15% de desconto em qualquer chip ou eSIM da marca - dá para espiar valores e opções aqui.

LEIA TAMBÉM: Silent Travel: viagens com menos poluição sonora

ACOMPANHE A MARI CAMPOS TAMBÉM NO INSTAGRAM

.

.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.