PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Literatura e mercado editorial

Quais foram os livros mais vendidos do Brasil em 2023? Veja lista e conheça obras

Colleen Hoover domina a lista que conta ainda com autoajuda financeira e religião; veja o ranking dos best-sellers feito pela Nielsen Bookscan a pedido do ‘Estadão’

Foto do author Maria Fernanda Rodrigues
Por Maria Fernanda Rodrigues

Os livros mais vendidos em 2023 foram, de novo, de Colleen Hoover. Fenômeno de vendas no mundo todo, a escritora americana, que trabalhava como assistente social antes de começar a se autopublicar em 2012 e de ganhar fama, tem nada menos do que quatro romances entre os 10 best-sellers do ano. É Assim Que Começa foi o livro mais vendido de 2023, segundo levantamento feito pela Nielsen BookScan para o Estadão.

PUBLICIDADE

Lançado em outubro de 2022, a tempo de já conquistar o 17º lugar no ranking dos 20 mais vendidos do ano passado, ele é a sequência de É Assim Que Acaba - que caiu uma posição e ocupa agora a segunda posição.

A Nielsen BookScan acompanha os números do mercado a partir da venda de livros físicos nas principais livrarias - ela cobre 76% do varejo. O levantamento é feito pelo ISBN e não considera outras edições do mesmo livro.

Segundo o Grupo Record, que publica os livros de Hoover, ela somou, em 2023, 1.489.784 de exemplares vendidos até a publicação desta matéria. Só de É Assim Que Começa, foram quase 295 mil exemplares (incluindo 33 mil e-books).

É muito provável que esses livros sigam no radar dos leitores brasileiros, já que uma adaptação de É Assim Que Acaba, que conta uma história de amor que se revela a história de uma relação abusiva, está prevista para estrear em fevereiro de 2024. Blake Lively será a protagonista (relembre o dia em que ela voltou à casa de sua infância para anunciar o elenco).

Publicidade

Leia também: Quem é Collen Hoover

Se em 2019 nenhuma obra de ficção ficou entre as mais vendidas do Brasil (veja o ranking dos últimos anos ao final do texto), em 2023 seis romances dividiram o espaço com autoajuda e educação financeira e com um título religioso, na esteira de um movimento iniciado em 2020, na pandemia, quando muitos brasileiros redescobriram a leitura de ficção.

Colleen Hoover dominou a lista de livros mais vendidos no Brasil em 2023 Foto: Montagem de capa/Estadão

Carla Madeira, com Tudo é Rio, é a única ficcionista brasileira entre os top 10, que conta, ainda, com a presença do pastor da Igreja Renascer Junior Rostirola na quarta posição. Se analisarmos o top 20, aparecem outros dois brasileiros: Paulo Vieira e Thiago Nigro, autores de autoajuda frequentadores assíduos dessas listas.

O Grupo Record também domina, com 6 títulos entre os 10. As outras editoras são HarperCollins, com dois, e Vida, Citadel e Sextante, com um título cada. Todos os livros, com exceção de A Psicologia Financeira: Lições Atemporais Sobre Fortuna, Ganância e Fé, apareceram no ranking do ano passado. E nenhum deles foi lançado no Brasil em 2023.

Veja a seguir os 10 best-sellers, com as sinopses (baseadas em informações fornecidas pelas editoras), e na sequência a lista geral dos 20 livros mais vendidos no ano.

Publicidade

Os 10 livros mais vendidos no Brasil em 2023

A escritora americana Colleen Hoover, que tem quatro livros entre os 10 mais vendidos no Brasil Foto: Jenn Sterling
  1. É Assim Que Começa: Sequência de É Assim que Acaba. Lily Bloom continua administrando uma floricultura. Seu ex-marido abusivo, Ryle Kincaid, ainda é um cirurgião. Mas agora os dois estão oficialmente divorciados e dividem a guarda da filha. Quando Lily esbarra em Atlas, com quem não fala há quase dois anos, parece que finalmente chegou o momento de retomar o relacionamento da adolescência. Lily, porém, não está exatamente livre de Ryle. O livro, da Galera, que chegou às livrarias em 2022, alterna entre os pontos de vista de Atlas e Lily.
  2. É Assim Que Acaba: Este é considerado o livro mais pessoal de Colleen Hoover e conta a história de Lily, uma jovem que se mudou de uma cidadezinha do Maine para Boston, se formou em marketing e abriu a própria floricultura. Ela conhece Ryle, um neurocirurgião confiante, teimoso e talvez até um pouco arrogante, com uma grande aversão a relacionamentos, mas que se sente muito atraído por ela. Quando os dois se apaixonam, Lily se vê no meio de um relacionamento turbulento. O livro, publicado pela Galera em 2018, toca em questões como violência doméstica e abuso psicológico.
  3. A Biblioteca da Meia-Noite: Aos 35 anos, Nora Seed é uma mulher cheia de talentos e poucas conquistas. Arrependida das escolhas que fez no passado, ela vive se perguntando o que poderia ter acontecido caso tivesse vivido de maneira diferente. Após ser demitida e seu gato ser atropelado, Nora vê pouco sentido em sua existência e decide colocar um ponto final em tudo. Porém, quando se vê na Biblioteca da Meia-Noite, ganha uma oportunidade única de viver todas as vidas que poderia ter vivido ao fazer um mergulho interior viajando pelos livros até entender o que é verdadeiramente importante na vida e o que faz, de fato, com que ela valha a pena ser vivida. Este é o enredo do livro de Matt Haig lançado pela Bertand em 2021.
  4. Café com Deus Pai: O pastor Junior Rostirola propõe um diálogo com “alguém que possa ter a resposta para todas as nossas preocupações”. Ao longo de devocionais diários, o livro, editado pela Vida em 2021, convida o leitor para um encontro com Deus que, além de ensinar uma nova forma de apreciar uma xícara de café, mostrará como a vida também pode ser saboreada.
  5. O Homem Mais Rico da Babilônia: Clássico sobre como multiplicar riqueza e solucionar problemas financeiros, editado pela HarperCollins em 2017. Baseando-se nos segredos de sucesso dos antigos babilônicos, os habitantes da cidade mais rica e próspera de seu tempo, o autor mostra soluções sábias e atuais para evitar a falta de dinheiro, como não desperdiçar recursos durante tempos de opulência, buscar conhecimento e informação em vez de apenas lucro, assegurar uma renda para o futuro, manter a pontualidade no pagamento de dívidas e, sobretudo, cultivar as próprias aptidões, tornando-se cada vez mais habilidoso e consciente. O livro foi publicado originalmente em 1926.
  6. Verity: Um casal apaixonado. Uma intrusa. Três mentes doentias. Verity é o primeiro thriller de Colleen Hoover, lançado pela Galera em 2020, e conta a história de Verity Crawford, uma autora best-seller no auge da carreira que sofre um acidente que a impede de concluir sua história. Então surge Lowen Ashleigh, uma escritora à beira da falência convidada a escrever, sob um pseudônimo, os três livros restantes de uma consolidada série da autora. Ela decide passar alguns dias na casa da escritora, onde encontra uma espécie de autobiografia reveladora e na qual vai se envolvendo - até se descobrir envolvida, também, em um jogo psicológico.
  7. Mais Esperto que o Diabo: O Mistério Revelado da Liberdade e do Sucesso: Escrito em 1938 e publicado no Brasil em 2014 pela Citadel, o livro traz uma entrevista que Napoleon Hill imaginou com o “diabo”. Nela, “sua magestade”, como ele se apresenta, responde a questões como: Quem é o Diabo? Onde ele habita? Quais suas principais armas mentais? Quem são os alienados e de que forma eles ou elas se alienam? De que forma o Diabo influencia a nossa vida do dia a dia? Como a sua dominação influencia nossas atitudes? O que é o medo? Como nossos líderes religiosos e nossos professores são afetados pelo Diabo? Quais as armas que nós, seres humanos, possuímos para combater a dominação do Diabo? E por aí vai.
  8. Todas as Suas (im)perfeições, de Collen Hoover (Galera): Romance de Collen Hoover lançado em 2019 pela Galera) fala sobre um casamento conturbado e uma promessa esquecida que pode ser capaz de salvá-lo. É a história de Quinn e Graham, que se conhecem no pior dia de suas vidas. Ela chega mais cedo de uma viagem para surpreender o noivo, ele testemunha a traição da namorada. E é assim que ambos acabam no corredor de um prédio, trocando confidências, biscoitos da sorte e palavras de conforto. Eles voltam a se encontrar, se apaixonam. Até que surge um conflito: ela não quer ser mãe. que é pela única coisa que não consegue ser: mãe.
  9. Tudo é Rio: Romance da publicitária mineira Carla Madeira, publicado pela independente Quixote e relançado em 2021 pela Record, vem conquistando novos leitores a cada ano. O livro narra a história do casal Dalva e Venâncio, que tem a vida transformada após uma perda trágica, resultado do ciúme doentio do marido, e de Lucy, a prostituta mais cobiçada da cidade, que entra no caminho deles. Uma história de amor, culpa e perdão. Leia a resenha de Tudo é Rio
  10. A Psicologia Financeira: Lições Atemporais Sobre Fortuna, Ganância e Felicidade: Livro de educação financeira de Morga Housel lançado pela Harpercollins em 2021. Para o autor, o sucesso financeiro tem menos a ver com a sua inteligência e muito mais a ver com o seu comportamento - e isso, ele diz, pode ser aprendido. Para ele, as grandes decisões monetárias não são tomadas diante de uma planilha, mas durante jantares com a família e reuniões com os colegas de trabalho. Morgan Housel apresenta casos de sucessos e fracassos de investidores que demonstram a importância do fator psicológico no gerenciamento das finanças, oferecendo aprendizados para administrar e fazer o dinheiro render em busca do grande objetivo de ser feliz.

Os 20 livros mais vendidos no Brasil

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

  1. É Assim que Começa, de Colleen Hover (Galera)
  2. É Assim que Acaba, de Colleen Hoover (Galera)
  3. A Biblioteca da Meia-Noite, de Matt Haig (Bertrand)
  4. Café com Deus Pai, de Junior Rostirola (Vida)
  5. O Homem Mais Rico da Babilônia, de George S. Clason (HarperCollins)
  6. Verity, de Colleen Hoover (Galera)
  7. Mais Esperto que o Diabo: O Mistério Revelado da Liberdade e do Sucesso, de Napoleon Hill (Citadel)
  8. Todas as Suas (im)perfeições, de Collen Hoover (Galera)
  9. Tudo é Rio, de Carla Madeira (Record)
  10. A Psicologia Financeira: Lições Atemporais Sobre Fortuna, Ganância e Felicidade, de Morga Housel (Harpercollins)
  11. Os Segredos da Mente Milionária: Aprenda a Enriquecer Mudando Seus Conceitos, de T. Harv Eker (Sextante)
  12. Pai Rico, Pai Pobre - Edição de 20 anos Atualizada e Ampliada, de Robert T. Kiyosaki (Alta Books)
  13. A Garota do Lago, de Charlie Donlea (Faro Editorial)
  14. Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, de Dale Carnegie (Sextante)
  15. Hábitos Atômicos: Um Método Fácil e Comprovado de Criar Bons Hábitos e se Livrar dos Maus, de James Clear (Alta Life)
  16. A Mandíbula de Caim (Edição com Páginas Destacáveis), de Edward Powys & Torquemada (Intrínseca)
  17. Os Sete Maridos de Evelyn Hugo, de Taylor Jenkins Reid (Paralela)
  18. O Poder da Autorresponsabilidade: Livro de bolso, de Paulo Vieira (Gente)
  19. Do Mil ao Milhão, de Thiago Nigro (Harpercollins)
  20. A Revolução dos Bichos: Um Conto de Fadas, de George Orwell (Companhia das Letras)
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.