Zendaya é uma superestrela, não uma promessa; conheça a trajetória da jovem atriz

Ela nasceu na Califórnia em 1996, lutou com uma timidez extrema quando criança, experimentou esportes e descobriu a paixão pelo teatro. Hoje, depois de até lançar um disco, é apontada como ícone da moda e uma das maiores atrizes de sua geração

PUBLICIDADE

Por Charlotte Causit (AFP)

Da indústria cinematográfica à moda, Zendaya emergiu como uma das maiores superestrelas de sua geração, graças a uma impressionante sequência de sucessos tanto nas telas quanto no tapete vermelho.

A americana de 27 anos protagonizou dois dos filmes mais comentados do ano até agora: Rivais e Duna: Parte 2. Em meio a uma agenda lotada, também foi uma das anfitriãs do prestigiado Met Gala de Nova York, no início da semana passada.

PUBLICIDADE

Seus dois excelentes trajes no evento anual de Manhattan viralizaram nas redes sociais e deixaram os críticos de boca aberta, referindo-se à Zendaya como um “ícone da moda”.

Este é mais um capítulo de sua carreira, que já foi a atriz mais jovem a ganhar um Emmy em uma série dramática, com Euphoria, lançou um álbum, protagonizou vários filmes da Marvel e se aventurou no campo da produção.

Zendaya na première de 'Duna: Parte 2' em Nova York, EUA. A atriz emergiu como uma das grandes estrelas de sua geração. “Dune: Part Two” at Josie Robertson Plaza at Lincoln Center on February 25, 2024,  Foto: Angela Weiss/AFP

“Para mim, Zendaya tem mil anos. Ela já viveu várias vidas antes desta. E ainda assim, é tão jovem quanto a primavera”, disse o diretor de Duna, Denis Villeneuve, à revista Time em 2022.

“Ela é atemporal, ela pode fazer tudo”, acrescentou Villeneuve, que a antecipou como “um ícone cultural em processo”.

Zendaya Coleman, nascida na Califórnia em 1996, lutou com uma timidez extrema quando criança, contam seus pais, ambos professores. Depois de experimentar esportes, descobriu a paixão pelo teatro.

Publicidade

Sua mãe, Claire, tinha um segundo emprego em um teatro de Oakland. “Ela me implorava para levá-la aos ensaios técnicos”, lembrou durante uma entrevista em 2021.

Ao perceber como ela se transformava no palco, os pais de Zendaya decidiram levá-la para Los Angeles para fazer audições. Aos 14 anos, apareceu na série No Ritmo, do Disney Channel.

Zendaya chegando ao Met Gala 2024 na segunda-feira, 6 de maio. Ela foi uma das anfritrãs do evento. Foto: Angela Weiss/AFP

Seu sucesso continuou rapidamente ao lançar um álbum de pop em 2013, intitulado Zendaya, e estrelar nas telonas o blockbuster Homem-Aranha: De Volta ao Lar.

Ela participou do filme do famoso super-herói como MJ, a namorada de Peter Parker/Homem-Aranha, papel estrelado pelo ator inglês Tom Holland.

Enquanto a nova versão cinematográfica do Homem-Aranha gerava sequências, o casal se consolidava na história e na vida real.

De ‘Euphoria’ a ‘Duna e ‘Rivais’

Zendaya cresceu exponencialmente, mas foi seu papel na sombria série dramática da HBO Euphoria que a estabeleceu como uma estrela formidável e madura.

Seu papel como Rue, uma jovem que enfrenta vícios e lida com um comportamento autodestrutivo, lhe rendeu o Emmy de melhor atriz em série dramática aos 24 anos, prêmio que ela ganhou novamente dois anos depois.

Publicidade

Zendaya venceu o Emmy de melhor atriz em série de drama duas vezes por seu papel como Rue em 'Euphoria'.  Foto: Frederic J. Brown/AFP

Entre essas duas vitórias, Zendaya apareceu na primeira parte da trilogia de Villeneuve, Duna, interpretando uma personagem sem muitas aparições.

Seu papel cresceu na sequência lançada em março deste ano, que arrecadou 700 milhões de dólares (R$ 3,6 bilhões) na bilheteria global.

Outro grande sucesso deste ano, lançado em abril, foi Rivais, no qual ela participou da produção e interpretou uma tenista prodígio que vive um triângulo amoroso envolvendo rivalidade, amizade e luxúria.

A atriz também cativou o público nos tapetes vermelhos de ambos os filmes com trajes temáticos. Os lançamentos de Duna contaram com roupas futuristas que chamaram a atenção, incluindo o conjunto robótico do designer francês Thierry Mugler, usado em Londres.

Para Rivais o estilista Law Roach a vestiu para a promoção do filme em Roma com peças icônicas como um calçado branco da Loewe, feito sob medida com bolas de tênis nos saltos.

‘Versão aceitável’

Com sua carreira de atriz em alta, seu trabalho como cantora parece estar em pausa.

Em abril, quando perguntada sobre o assunto, Zendaya comentou vagamente que “talvez lance uma cançãozinha” no futuro.

Publicidade

Durante seus anos de adolescência na Disney, Zendaya insistiu na inclusão de uma família negra na série Agente K.C. e continua focada em questões de diversidade e representação.

Zendaya na première de 'Rivais' em Los Angeles, em abril de 2024.  Foto: Michael Tran/AFP

Também tem apoiado a comunidade LGBTQIA+, e aos 21 anos, criticou abertamente os padrões de beleza na indústria do entretenimento.

“Em Hollywood (...) eu sou a versão aceitável de uma jovem negra, e isso precisa mudar”, disse Zendaya, filha de mãe branca e pai negro.

“Como uma mulher negra de pele clara, é importante que eu use meu privilégio, minha plataforma, para mostrar o quanto de beleza há na comunidade afro-americana”.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.