EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Cultura, comportamento, noite e gente em São Paulo

‘La Chimera’ estreia no cinema com a brasileira Carol Duarte: ‘Frio na barriga’

A atriz reflete sobre o filme que conta a história do ladrão de relíquias de cemitério, encarnado por Josh O’Connor, da série The Crown

PUBLICIDADE

Foto do author Paula Bonelli
Por Paula Bonelli
Atualização:

A atriz paulista Carol Duarte está no elenco do filme internacional “La Chimera”, dirigido pela italiana Alice Rohrwacher, que será lançado nos cinemas no Brasil no próximo dia 25. No longa, Carol fala italiano e contracena com Josh O’Connor, conhecido por sua participação na série ‘The Crown’. Ele é Arthur, o protagonista da trama.

Arthur lidera um bando de ladrões que rouba artefatos arqueológicos etruscos em cemitérios para vendê-los no mercado de arte e se envolve com Itália, a personagem de Carol. “Ele está na esfera mais conectada no subterrâneo, a um passado, a achar alguma coisa, que no fundo é esse amor que perdeu. A minha é uma personagem em contraponto, não está conectada ao mundo dos mortos. Inclusive, ela diz: ‘Essas coisas não são feitas para os olhos dos homens, mas para as almas’’’, explica Carol.

Carol Duarte Foto: Caio Oviedo/Divulgação

PUBLICIDADE


A atriz destaca o componente simbólico do desfecho da história que se passa durante década de 1980, na Itália central. Ao ser questionada sobre os sentidos do filme “La Chimera”, Carol diz que cabem diferentes interpretações, e elogia “há beleza, poesia e uma fotografia deslumbrante”.

Para Carol, atuar com a renomada atriz Isabella Rossellini “foi uma alegria muito grande”, com direito a momentos de troca e conversas entre elas no hotel que o elenco ficou hospedado na Itália.

O filme foi exibido em Cannes e recebeu o prêmio de reconhecimento do público na 47ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, chegando agora a 20 salas de cinema pelo Brasil. Carol diz que o filme já teve um percurso importante pelos festivais internacionais, porém, está ansiosa com exibição no Brasil: “No nosso País dá um frio na barriga né?”.

Além de ter ficado conhecida ao interpretar o transexual Ivan na novela A Força do Querer (2017) da TV Globo, ela já recebeu prêmios no cinema e no teatro. No filme de Karim Ainouz, ‘A Vida Invisível, atuou com Fernanda Montenegro.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.