PUBLICIDADE

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Foto do(a) coluna

Cultura, comportamento, noite e gente em São Paulo

Vinícola de Espírito Santo do Pinhal vai receber uma das últimas réplicas do Javali de Florença

A versão mais famosa do Porcellino fica no Mercato Nuovo, em Florença, na Itália

Foto do author Gilberto Amendola
Por Gilberto Amendola
Atualização:

A vinícola Guaspari vai receber uma das 24 réplicas do Porcellino, estátua de bronze de um javali selvagem que tem sua versão mais famosa exposta no Mercato Nuovo, em Florença, na Itália.

PUBLICIDADE

A aquisição foi em comemoração aos 150 anos da chegada dos primeiros italianos no Brasil e uma maneira de homenagear as raízes italianas da família proprietária da vinícola e de todas as famílias de Espírito Santo do Pinhal com descendência da Itália. A vinícola não divulga o valor pago pela réplica, mas uma peça semelhante está avaliada em 95 mil Euros, cera de 500 mil reais.

Com 1,80 metro de altura e anatomicamente realista, as outras reproduções se encontram em diversos países, como Bélgica, França e Alemanha.

Porcellino Foto: Arquivo Pessoal

A estátua original foi feita pelo artista barroco Pietro Tacca e acredita-se que traz sorte a quem toca seu nariz e, em seguida, coloca uma moeda em sua boca.

O Porcellino chega ao Brasil de navio no final de fevereiro e irá diretamente para a Guaspari, em Espírito Santo do Pinhal, onde ficará exposta a todos os seus visitantes na reabertura da Casa Guaspari, espaço da vinícola que está em obras e será reinaugurado em março.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.