Museu Jane Austen pede ajuda de fãs para decifrar o diário do irmão da autora; saiba como participar

Documento pode conter novos detalhes sobre a vida da escritora inglesa, mas a caligrafia complexa de Frank Austen dificulta o processo

PUBLICIDADE

Foto do author Gabriela Caputo
Por Gabriela Caputo

Detalhes inéditos sobre a vida e a família de Jane Austen podem estar escondidos em um documento recém-adquirido pelo Museu Jane Austen, localizado na casa de campo que pertenceu à autora, na vila de Chawton, em Hampshire, Inglaterra. Trata-se de um diário de 78 páginas do irmão da escritora, Francis ‘Frank’ Austen. Sua caligrafia complexa, porém, é um impasse para possíveis descobertas. Por isso, a instituição pede ajuda dos fãs espalhados ao redor do mundo para decifrar o texto.

Imagem da autora britânica Jane Austen Foto: Estadão

Para participar da transcrição, basta escrever um e-mail para office@janeaustens.house e solicitar uma página. A instituição enviará uma imagem em alta resolução, junto de instruções. “Procuramos a ajuda do nosso público de todo o mundo para transcrever o livro de memórias e descobrir mais sobre a vida de Frank Austen e o mundo em que Jane Austen viveu e escreveu”, explica o site oficial do museu. Para mais informações, visite o portal clicando aqui.

O material será verificado e, posteriormente, o livro será publicado online para que todos possam lê-lo na íntegra. Acredita-se que a caligrafia pertença ao próprio Frank, apesar do texto estar escrito em terceira pessoa. “A narrativa descritiva avança rapidamente, mas também há momentos de reflexão e detalhe mais profundos, indicando que se trata de um livro de memórias pessoais”, descreve o museu.

Página do diário de Francis 'Frank' Austen, irmão de Jane Austen; o documento foi adquirido recentemente pela Casa Museu Jane Austen, na Inglaterra. Foto: Jane Austen's House

PUBLICIDADE

O diário contém relatos da vida de Frank Austen desde sua infância em Chawton até seu ingresso na Marinha Real Britânica. Em seguida, os registros acompanham suas jornadas navais, importantes momentos históricos, mas também eventos da família Austen, até sua aposentadoria, quando retornou à pequena cidade.

Entre 24 de abril e 7 de julho, o diário estará em exibição pela primeira vez no museu, na mostra Travels with Frank Austen. Há também um álbum de aquarelas e desenhos que o irmão de Jane fez durante sua carreira na Marinha.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.