PUBLICIDADE

Saiba quem é Gabriela Medeiros, intérprete de Buba em ‘Renascer’

Atriz faz sucesso ao interpretar personagem, que, nesta quarta-feira, 14, foi surpreendida por declaração de José Inocêncio

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

A personagem Buba vem chamando a atenção e ganhando cada vez mais fãs no remake de Renascer, novela das 21h da Globo. Interpretada por Gabriela Medeiros, Buba foi apresentada como uma mulher trans ao público do folhetim. Na versão original, a personagem era classificada como “hermafrodita” (termo que caiu em desuso para a palavra “intersexo”).

Gabriela tem 22 anos e, assim como a personagem, também é uma mulher trans. Nascida em São Paulo, a atriz ainda é poeta e desenhista, segundo o Gshow. A artista já teve contato com a psicologia – na novela, Buba é uma psicóloga – e chegou a prestar vestibular para a área.

Conheça Gabriela Medeiros, atriz que interpreta Buba em 'Renascer'. Foto: Estevam Avellar/Globo/Divulgação

PUBLICIDADE

A atriz teve seus primeiros passos no teatro com 14 anos e trabalhou no mercado financeiro, mas decidiu seguir o caminho da arte. Em entrevista também ao Gshow, ela revelou que sua principal inspiração para a personagem é “ela mesma”.

“A Buba respinga em minhas vivências pessoais”, comentou. “As cenas são reais e muitas meninas trans passam pelo que a Buba passa, principalmente quando recai em uma camada afetiva amorosa.”

No capítulo desta quarta, 14, a personagem enfrentou um tema sensível em conversa com José Inocêncio, pai de José Venâncio, seu par romântico na trama. Na ocasião, o protagonista da novela revelou ter simpatia por Buba e declarou: “Estou achando que a única pessoa que vai poder me dar um neto nessa vida é você, Buba”.

A personagem se mostrou surpresa, enquanto Zé Inocêncio continuou: “Não encare isso como cobrança, porque não é. É só uma sensação que tive porque, de todas as mulheres de meus filhos que conheci até hoje, você foi a única com quem meu ‘santo bateu’”.

Também na quarta, Buba sugeriu contar sobre ser uma mulher trans ao sogro, mas foi impedida por José Venâncio. “Buba, ‘painho’ não vai te aceitar. Nunca”, declarou ele. Assista à cena:

Publicidade

Como Buba foi apresentada ao público de Renascer?

No capítulo da novela Renascer do último dia 7, a personagem Buba foi apresentada aos telespectadores em cena com José Venâncio. Os dois contracenaram em cena íntima, em que a personagem também revelou que é uma mulher trans.

Na versão original de Renascer, de 1993, o roteiro original de Benedito Ruy Barbosa colocava Buba como intersexo, mas Bruno Luperi, autor do remake e neto de Benedito, preferiu trocar o perfil da personagem para transexual. Em entrevista para o Diário do Nordeste, ele fala que: “Buba tem uma função dramática de uma personagem que se relaciona com o filho de um protagonista que é um coronel”.

Ele comentou também, durante a entrevista, sobre a função que a novela tem para o espectador: “É uma novela que tem questões muito, muito delicadas. Acho que uma das atualizações que essa novela precisa é dialogar com nosso tempo. Então, eu acho que esse é novo momento, de uma sociedade mais alerta, com mais pautas e urgências de como querem ver essas pautas sendo discutidas e aprofundadas”, disse.

Internautas que não haviam visto a primeira edição da novela se surpreenderam com a cena do remake, além de terem expressado carinho pela atriz e elogiado a atuação de Rodrigo Simas. “Amei a estreia da Buba”, disse um. Confira trecho em que Buba conta que é transexual e a reação dos espectadores:

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.