PUBLICIDADE

Publicidade

Juros para bens de capital caem no BNDES, diz Mantega

Ministro anunciou redução das taxas de juros para financiar exportações de 9% para 8% ao ano; para financiamento na compra de ônibus e caminhões,  juros caíram de 7,7% para 5,5% ao ano

Por Renata Veríssimo, Eduardo Cucolo, Anne Warth e da Agência Estado

BRASÍLIA - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, explicou nesta segunda-feira, 21, que as medidas para o setor de bens de capital são nas linhas de financiamento do Programa de Sustentação do Investimento (PSI) do BNDES. Mantega anunciou redução das taxas de juros para financiar exportações (pré-embarque) de 9% para 8% ao ano. Para financiamento na aquisição de ônibus e caminhões, os juros caíram de 7,7% para 5,5% ao ano. "É uma taxa reduzida, quase juro negativo", disse o ministro. "E beneficia todas as empresas que usam ônibus e caminhões", completou. Para a aquisição de máquinas e equipamentos para grandes empresas, as taxas foram reduzidas de 7,3% para 5,5% . "Estamos voltando aos juros de 2009", disse Mantega. "Esta medida beneficia todo o setor produtivo".

PUBLICIDADE

Para as linhas que financiam projetos de obras de engenharia (Pró-engenharia), os juros caíram de 6,5% para 5,5% ao ano. "Queremos obras feitas no Brasil.

Mantega disse que os quatro itens terão redução de juros até 31 de agosto de 2012. O custo de equalização do Tesouro para estas linhas será de R$ 619 milhões. O ministro anunciou também a ampliação de 96 meses para 120 meses do prazo para a linha de pró-caminhoneiro.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.